Blackberry inaugura centro de tecnologia no Rio de Janeiro

A Blackberry inaugurou nesta quinta-feira, 8, o seu quarto centro de tecnologia no Brasil, o Blackberry Tech Center, desta vez localizado na PUC-RJ, no Rio de Janeiro. Os outros três centros também estão sediados em universidades: na UFAL, em Maceió; na UFPE, em Recife; e na USP, em São Paulo. A inauguração do centro de tecnologia na PUC-RJ contou com a presença do ministro das relações exteriores do Canadá, John Baird.

Notícias relacionadas
O centro de tecnologia servirá para estimular o desenvolvimento de aplicativos móveis para o sistema operacional Blackberry 10. No local haverá um gerente da indústria e um coordenador da universidade, além de dez estudantes que receberão bolsas e treinamento na plataforma. A equipe prestará suporte técnico a novos desenvolvedores interessados em Blackberry 10. Será oferecida também uma consultoria em negócios, para apoiar novos empreendimentos em mobilidade.

"O Brasil representa 51% do mercado de tecnologia da informação e telecomunicações da América Latina. É um mercado maior que o da Inglaterra", disse Demian Borba, executivo da Blackberry no Brasil responsável pelos projetos de tech centers no País.

Por enquanto não há planos de criação de novos centros de tecnologia da Blackberry no País. "O objetivo agora é fortalecer os quatro existentes. Novas iniciativas dependerão dos resultados deles", disse Rodrigo Peixoto, consultor de desenvolvimento de aplicativos da Blackberry no País.

A abertura de centros de tecnologia é apenas uma parte da estratégia da empresa para estimular o desenvolvimento em Blackberry 10. No ano passado, antes do lançamento da nova plataforma, a companhia promoveu uma série de concursos de desenvolvimento de apps no Brasil.

Em seu lançamento, no começo do ano, o Blackberry 10 contava com 70 mil apps no mundo. Passados cinco meses, são mais de 120 mil. Muitos deles criados no Brasil.

Análise

O esforço da Blackberry em atrair desenvolvedores é fundamental para o sucesso da sua plataforma, que ainda carece de alguns títulos de sucesso nos sistemas Android e iOS. Como benefício, a empresa oferece uma ferramenta simples para a adequação de apps Android e uma base de usuários com alto poder aquisitivo, embora pequena se comparada com aquela de outras plataformas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!