Anatel aprova planos para a área rural

Com a aproximação do início da oferta dos planos de telefonia para a área rural, a Anatel aprovou o regulamento que cria a estrutura dos planos que devem ser ofertados – denominado de Regulamento do STFC fora da Área de Tarifação Básica (ATB). O texto entrou em consulta pública de 30 dias em fevereiro do ano passado, mas só agora foi definitivamente aprovado pela agência.

Notícias relacionadas
A oferta desses planos está intimamente ligada à licitação da faixa de 450 MHz realizada no ano passado. Isso porque as concessionárias de telefonia deverão usar a infraestrutura das vencedoras do leilão para oferecerem o serviço telefônico fixo dentro de um raio de até 30 km dos limites municipais. O regulamento também determina que elas atendam as demandas de fora dessa área mesmo que o atendimento precise ser feito por satélite. 

Dentro da área de 30 km, as concessionárias são obrigadas a oferecer planos de duas modalidades. O Plano de Atendimento Rural (PAR-C) 001 é pré-pago e deve ter um crédito de R$ 15 com validade de 120 dias e podem ser inseridos outros "valores razoáveis" com prazo de validade de 180 dias. O valor do minuto será 20% maior que o valor do minuto no plano básico praticado na área urbana. Já o Plano de Atendimento Rural (PAR-C) 002 é pós-pago com franquia mínima de 100 minutos. O valor do minuto do plano pós-pago não tem o adicional de 20% do plano básico.

Nos dois casos, o novo regulamento cria uma taxa para a concessionária remunerar a infraestrutura da operadora que detém a rede de 450 MHz naquela região, que a Anatel denominou de Valor de Uso de Meio Adicional (VMA), corrigida pelo Índice de Serviços de Telecomunicações (IST). O VMA será cobrado do usuário que originar ou que receber chamadas fora da Área de Tarifação Básica (ATB).

A Anatel também criou o Plano de Atendimento Rural Suplementar (PAR-S) que deve ser oferecido obrigatoriamente pela concessionária nas áreas além dos 30 km das fronteiras dos municípios. Neste caso, também incide o VMA e o valor do minuto será definido pela concessionária. Há ainda o Plano de Atendimento Rural Facultativo (PAR-F) que pode ser ofertado tanto pelas concessionária quanto pelas autorizadas dentro do raio de 30 km ou fora dele.

Cobertura

A oferta dos planos de telefonia para a área rural deve estar disponível 90 dias após a cobertura da rede de 450 MHz, escalonada da seguinte forma: 30% até 30 de junho de 2014; depois mais 30% até 30 de setembro de 2014; e o restante até setembro de 2015. Assim, a oferta dos planos rurais começa em novembro do ano que vem e termina em dezembro de 2015.

Polêmica

Uma questão levantada pelo conselheiro Roberto Pinto Martins gerou debate na reunião. Martins observou que o VMA é corrigido pelo IST, enquanto que o valor do minuto é corrigido pelo IST, mas é "amortecido" pelo fator X. Ao longo dos anos, ele explica, a participação do VMA no preço do minuto da telefonia rural seria cada vez maior. "Não seria o caso de colocar uma trava no VMA"?, questionou.

A solução encontrada pelo conselheiro foi incluir um parágrafo dizendo que a relação entre o preço do minuto e o VMA deve se manter na mesma proporção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!