Android e iOS dominam mercado global de smartphones, segundo IDC

Os sistemas operacionais Android e iOS equiparam 85% dos smartphones vendidos no segundo trimestre de 2012 no mundo, segundo dados da consultoria IDC. Ao mesmo tempo, BlackBerry e Symbian, que outrora dominaram o referido mercado, viram sua participação cair para abaixo de 5%, abrindo espaço para o crescimento da plataforma Windows Phone, que caminha decididamente para se tornar o terceiro player no mercado global de smartphones.

Notícias relacionadas
Segundo o estudo Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, divulgado trimestralmente pela IDC, os smartphones Android representam 68,1% do mercado. O número de dispositivos Android vendidos no período foi de 104,8 milhões, com uma alta de 106,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a consultoria, isso se deve ao sucesso da estratégia diversionista da Google, que joga com diversos players do mercado, atingindo as mais variadas faixas de preço.

Segundo a IDC, a disputa pelo mercado de smartphones se transformou atualmente em uma “corrida de dois cavalos”, sendo a Apple a única capaz de competir com a Google. A empresa americana viu seu iOS dominar 16,9% do mercado, com 26 milhões de dispositivos vendidos no segundo trimestre. Trata-se de uma alta de 27,5% em relação ao segundo trimestre de 2011, mas que não impediu a empresa de ver cair sua participação de mercado, que era de 18,8%.

O lado negativo foi marcado pela performance de BlackBerry e Symbian. No caso do sistema operacional da RIM, este viu suas participação de mercado cair de 11,5% para apenas 4,8% do mercado global de smartphones. O número de dispositivos BlackBerry vendidos no período amargou baixa de 40,9% (em relação ao segundo trimestre de 2011), passando de 12,5 milhões para 7,4 milhões.

Já o Symbian teve performance ainda pior: o percentual de aparelhos equipados com o OS vendidos no segundo trimestre de 2012 foi de apenas 4,4%, denotando uma brutal queda aos 16,9% registrados um ano antes. Ao todo, foram comercializados 6,8 milhões de aparelhos equipados com o Symbian, queda de 62,9% frente aos 18,3 milhões do segundo trimestre de 2011.

Por fim, o Windows Phone demonstrou que, embora ainda seja um player pequeno, vem crescendo a taxas animadoras, fazendo prever que em breve se tornará a terceira força no mercado global de smartphones. O sistema móvel da Microsoft viu sua participação saltar de 2,3% para 3,5% do mercado, com vendas totais de 5,4 milhões de aparelhos, uma alta de 115% em relação ao mesmo período do ano anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!