Android e iOS dominam mercado global de smartphones, segundo IDC

Os sistemas operacionais Android e iOS equiparam 85% dos smartphones vendidos no segundo trimestre de 2012 no mundo, segundo dados da consultoria IDC. Ao mesmo tempo, BlackBerry e Symbian, que outrora dominaram o referido mercado, viram sua participação cair para abaixo de 5%, abrindo espaço para o crescimento da plataforma Windows Phone, que caminha decididamente para se tornar o terceiro player no mercado global de smartphones.

Notícias relacionadas
Segundo o estudo Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, divulgado trimestralmente pela IDC, os smartphones Android representam 68,1% do mercado. O número de dispositivos Android vendidos no período foi de 104,8 milhões, com uma alta de 106,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a consultoria, isso se deve ao sucesso da estratégia diversionista da Google, que joga com diversos players do mercado, atingindo as mais variadas faixas de preço.

Segundo a IDC, a disputa pelo mercado de smartphones se transformou atualmente em uma “corrida de dois cavalos”, sendo a Apple a única capaz de competir com a Google. A empresa americana viu seu iOS dominar 16,9% do mercado, com 26 milhões de dispositivos vendidos no segundo trimestre. Trata-se de uma alta de 27,5% em relação ao segundo trimestre de 2011, mas que não impediu a empresa de ver cair sua participação de mercado, que era de 18,8%.

O lado negativo foi marcado pela performance de BlackBerry e Symbian. No caso do sistema operacional da RIM, este viu suas participação de mercado cair de 11,5% para apenas 4,8% do mercado global de smartphones. O número de dispositivos BlackBerry vendidos no período amargou baixa de 40,9% (em relação ao segundo trimestre de 2011), passando de 12,5 milhões para 7,4 milhões.

Já o Symbian teve performance ainda pior: o percentual de aparelhos equipados com o OS vendidos no segundo trimestre de 2012 foi de apenas 4,4%, denotando uma brutal queda aos 16,9% registrados um ano antes. Ao todo, foram comercializados 6,8 milhões de aparelhos equipados com o Symbian, queda de 62,9% frente aos 18,3 milhões do segundo trimestre de 2011.

Por fim, o Windows Phone demonstrou que, embora ainda seja um player pequeno, vem crescendo a taxas animadoras, fazendo prever que em breve se tornará a terceira força no mercado global de smartphones. O sistema móvel da Microsoft viu sua participação saltar de 2,3% para 3,5% do mercado, com vendas totais de 5,4 milhões de aparelhos, uma alta de 115% em relação ao mesmo período do ano anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.