Após quatro anos, Google Fiber volta a expandir programa de fibra ótica

Foto: Paul Sableman

Após quatro anos sem anunciar expansão para novos mercados, a Google Fiber (operação de fibra ótica da Alphabet, controladora do Google) revelou que participará de uma parceria público-privada (PPP) para infraestrutura na cidade de West Des Moines, em Iowa (EUA).

No caso, a gestão do município norte-americano será responsável pela construção de uma rede neutra com conduítes abertos que possa atender toda a população (estimada em 66 mil pessoas). "O Google Fiber está entusiasmado por ser o primeiro inquilino nessa rede, ajudando a atender residências e empresas com Internet gigabit e a promover uma nova concorrência no mercado", afirmou a companhia. Outros provedores de Internet também podem ingressar na iniciativa. 

Segundo a Google Fiber, como municípios teriam maior facilidade para "cavar e colocar dutos sob as estradas", restaurando calçadas e reduzindo o congestionamento do tráfego, é natural que empresas como a subsidiária foquem apenas na oferta da conexão de Internet. Um modelo similar a este já havia sido explorado pela Google Fiber em Huntsville, no Alabama, onde a companhia utilizou infraestrutura pública de utilities para prestação do serviço.

Notícias relacionadas

Retomada

A PPP em West Des Moines foi considerada "um grande passo" na jornada de fibra ótica da gigante da Internet, segundo o diretor de desenvolvimento de negócios da Google Fiber, David Finn

"Esse é nosso primeiro novo mercado em mais de quatro anos. Durante esse período, nos concentramos em melhorar a experiência do cliente em velocidade, confiabilidade e serviço. O Google Fiber aprendeu muito nos primeiros dez anos – tomando boas decisões e cometendo alguns erros. No entanto, nosso compromisso de fornecer Internet confiável e de alta velocidade e encontrar maneiras sustentáveis de criar e prestar serviços e levar o setor a mudanças significativas nunca arrefeceu", afirmou Finn.

1 COMENTÁRIO

  1. estudou 4 anos para dar noticia de uma empresa que esta investindo no proprio pais dela, reportagem ma…..ra….vi…..lho…..sa!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!