Após quatro anos, Google Fiber volta a expandir programa de fibra ótica

Foto: Paul Sableman

Após quatro anos sem anunciar expansão para novos mercados, a Google Fiber (operação de fibra ótica da Alphabet, controladora do Google) revelou que participará de uma parceria público-privada (PPP) para infraestrutura na cidade de West Des Moines, em Iowa (EUA).

No caso, a gestão do município norte-americano será responsável pela construção de uma rede neutra com conduítes abertos que possa atender toda a população (estimada em 66 mil pessoas). "O Google Fiber está entusiasmado por ser o primeiro inquilino nessa rede, ajudando a atender residências e empresas com Internet gigabit e a promover uma nova concorrência no mercado", afirmou a companhia. Outros provedores de Internet também podem ingressar na iniciativa. 

Segundo a Google Fiber, como municípios teriam maior facilidade para "cavar e colocar dutos sob as estradas", restaurando calçadas e reduzindo o congestionamento do tráfego, é natural que empresas como a subsidiária foquem apenas na oferta da conexão de Internet. Um modelo similar a este já havia sido explorado pela Google Fiber em Huntsville, no Alabama, onde a companhia utilizou infraestrutura pública de utilities para prestação do serviço.

Retomada

A PPP em West Des Moines foi considerada "um grande passo" na jornada de fibra ótica da gigante da Internet, segundo o diretor de desenvolvimento de negócios da Google Fiber, David Finn

"Esse é nosso primeiro novo mercado em mais de quatro anos. Durante esse período, nos concentramos em melhorar a experiência do cliente em velocidade, confiabilidade e serviço. O Google Fiber aprendeu muito nos primeiros dez anos – tomando boas decisões e cometendo alguns erros. No entanto, nosso compromisso de fornecer Internet confiável e de alta velocidade e encontrar maneiras sustentáveis de criar e prestar serviços e levar o setor a mudanças significativas nunca arrefeceu", afirmou Finn.

1 COMENTÁRIO

  1. estudou 4 anos para dar noticia de uma empresa que esta investindo no proprio pais dela, reportagem ma…..ra….vi…..lho…..sa!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.