EUA têm maior velocidade média com 5G comercial: 1,815 Gbps

Foto: Pixabay

Entre oito países que já contam com redes 5G móveis em operação comercial, os EUA despontam como donos dos picos de velocidade de download registrados até o momento. A conclusão é de relatório da Opensignal publicado nesta segunda-feira, 8, e que teve Suíça e Coreia do Sul como outros destaques. Já o 5G de mercados como Espanha e Austrália ainda possui desempenho próximo ao do 4G dos países.

Realizada entre abril e junho deste ano, a aferição da Opensignal constatou velocidade de download de 1,815 Gbps no 5G dos EUA, onde as quatro maiores operadoras já têm redes comerciais da tecnologia em determinadas cidades. O resultado foi 2,7 vezes melhor que o apontado pelas redes 4G no mesmo intervalo (678 Mbps).

Na Suíça, a diferença foi de 2,6 vezes, com o 5G atingindo 1,145 Gbps e o 4G, 443 Mbps. Já a Coreia do Sul teve performance similar (1,071 Gbps), mas com diferença menor em relação ao 4G (que atingiu 619 Mbps). O país europeu tem duas operadoras atuando comercialmente com 5G móvel; o asiático, três.

Notícias relacionadas

"Não surpreende que a velocidade máxima atual do 5G seja muito maior nos EUA, pois lá os operadores já podem usar o espectro mmWave [ondas milimétricas]", afirmou a Opensignal. "Esse espectro tem capacidade extremamente alta e é extremamente rápido, mas tem cobertura muito limitada em comparação com a 'banda média' de 5 a 3,5 GHz, tipicamente usado na maioria dos outros países analisados onde o espectro de mmWave ainda não está disponível".

A empresa também contextualizou os primeiros resultados do 5G em alguns mercados. Na Espanha, onde a velocidade do serviço praticamente empatou com o 4G em 600 Mbps, os 40 MHz de espectro liberados para o primeiro operador da tecnologia (a Vodafone) ainda estariam bem abaixo do ideal (100 MHz). Já a Austrália teve o quarto 5G mais rápido entre os oito países analisados, com 792 Mbps; o 4G, por sua vez, bateu 950 Mbps, ficando "perto do melhor desempenho teórico" da tecnologia e superando até mesmo a rede de quinta geração (já operada no país pela Telstra)

"A Opensignal espera que as velocidades máximas de 5G continuem a aumentar à medida que a quinta geração expanda o seu alcance. Este é apenas o começo da era 5G e o mercado está se movendo rapidamente", completou o relatório. No Brasil, o leilão de frequências para a quinta geração deve ser realizado no primeiro trimestre de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!