Telefónica e Alcatel-Lucent assinam parceria para testar NFV

Visando a evolução da infraestrutura de rede para atender à demanda por capacidade e flexibilidade, a Telefónica assinou nesta quarta, 8, um novo memorando de entendimento com a Alcatel-Lucent (ALU) para testar tecnologias de virtualização de função de rede (NFV). Com isso, a fornecedora e a operadora pretendem avaliar o impacto de demanda com a Internet das Coisas (IoT), comunicações máquina-a-máquina (M2M) e maior consumo por parte de clientes.

Notícias relacionadas
As companhias já tinha feito acordo em fevereiro do ano passado para aplicação da plataforma CloudBand para implantação avançada de NFV, e o grupo espanhol já testava a virtualização de roteador de serviço em laboratório. Os testes, aliás, continuarão acontecendo nos próximos meses, incluindo o portfólio de core de rede virtualizado, controlador de sessões e vCPE (Customer Premises Equipment).

3 COMENTÁRIOS

  1. NFV é um conceito que veio para ficar. As operadoras de telecomunicações estão cientes de que precisam desenhar uma estratégia de adoção deste conceito nas suas redes. O desafio na definição desta estratégia é unir o discurso tecnológico com metas de negócio bem claras e objetivas. A operadora que primeiro conseguir este alinhamento terá uma vantagem competitiva grande no mercado.

    • Fornecedores tentam há algum tempo mostrar esse equilíbrio, Luis. Mas não sei se as operadoras estão convencidas que este é o momento já…

  2. Penso que, tecnicamente, as operadoras estão convencidas de que NFV é um caminho "sem volta", porém, na minha opinião existem duas razões principais para a não adoção, a curto prazo, desta tecnologia:

    – Justificar o CapEx (investimento) necessário: a inovação é sempre a primeira área a sofrer cortes de orçamento. Se não existir um retorno no curto prazo fica difícil manter este investimento
    – Modelo Operacional: a adoção de NFV faz com que as áreas de TI e engenharia de redes tenham que mudar a sua maneira operacional, o que pode ser uma mudança demorada

    De qualquer forma continuo a achar que NFV é um "caminho sem volta" e quem "saltar na frente" terá uma grande chance de sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!