Publicidade
Início Teletime EUA ainda não têm previsão para transferência das funções de gestão da...

EUA ainda não têm previsão para transferência das funções de gestão da Web

Após a reunião da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), órgão responsável pela alocação de endereços da Internet, em Buenos Aires no final de junho, a celeuma sobre a transição das funções da Internet Assigned Numbers Authority (IANA), que coordenam o sistema de nomes e números da Web (DNS), para um modelo multissetorial exigiu esclarecimentos por parte do governo norte-americano. E o secretário de comunicações e informações da National Telecommunications & Information Administration (NTIA), órgão que administra a IANA, Lawrence E. Strickling, respondeu sem dizer nada. Em depoimento a representantes do comitê de comércio e energia dos Estados Unidos, ele apenas disse estar próximo de um plano final, mas sem estabelecer ainda nenhuma data.

Como já anunciado, a data de renovação do contrato da NTIA, o dia 30 de setembro próximo, não será suficiente para completar todo o processo, ainda mais considerando também o tempo necessário para que o governo dos EUA avalie o plano. Entretanto, Strickling diz que ainda está avaliando os pontos levantados pelas comunidades de debate para determinar uma nova data para extensão do período de contrato com a NTIA.

O secretário da entidade do governo dos EUA explica ainda que o grupo de coordenação da transferência da tutela das funções da IANA ainda precisa combinar as propostas aprovadas na capital argentina para, só então, colocá-las em consulta pública. Novamente, a condição é atender aos critérios e condições da NTIA para que seja possível completar esse processo. Uma nova reunião acontecerá em Paris em julho “como uma tentativa de amalgamar o plano de responsabilidade (accountability, referente à ICANN) que finalmente será submetido à NTIA junto com a proposta de transição de tutela”. Esses dois aspectos precisam ser endereçados antes de qualquer movimentação, alerta Strickling.

Notícias relacionadas

Durante o evento na Argentina, o CEO da ICANN, Fadi Chehadé, afirmou que esperava por uma extensão de seis a nove meses, abrangendo entre o segundo e terceiro trimestres de 2016. A julgar pelo passo das negociações entre os stakeholders e os órgãos responsáveis pelo sistema de arquitetura da Internet, cada vez mais 2016 parece uma previsão otimista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile