Há 948 produtos LTE no mundo, informa GSA

Até o momento foram lançados comercialmente no mundo 948 diferentes produtos com conexão a redes de quarta geração (4G) no padrão LTE, entre smartphones, tablets, minimodems, roteadores e hotspots pessoais. Ao todo há 100 fabricantes produzindo esses equipamentos. Ao longo dos últimos 12 meses, foram lançados 531 novos produtos LTE e houve um aumento de 50% na quantidade de fabricantes dessa tecnologia. As informações são da GSA, entidade que reúne os fornecedores de componentes e fabricantes de produtos para as tecnologias GSM/EDGE, WCDMA/HSPA e LTE.

A categoria com maior quantidade de produtos LTE é a de smartphones, que cresceu quatro vezes em comparação com julho do ano passado. As outras duas categorias que crescem mais rapidamente são as de hotspots pessoais e de tablets.

A GSA verificou também a capacidade dos produtos 4G em operar em redes 3G. 658 deles (praticamente dois terços do total) conseguem acessar redes HSPA, dentre os quais 302 operam em redes DC-HSPA, que alcançam até 42 Mbps. Outros 243 produtos se conectam também a redes no padrão EV-DO.

Notícias relacionadas

Frequências

No que diz respeito a faixas de espectro, a mais popular é a de 700 MHz, usada nos EUA, presente em 435 dispositivos. A de 2,6 GHz, adotada para o 4G no Brasil, está disponível em 324 produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!