Tribunal de Justiça considera ilegal golden share do Estado na PT

Como já era esperado, o Tribunal de Justiça da União Europeia considerou ilegal as 500 ações especiais, chamadas de golden share, que o governo de Portugal tem na PT. Na semana passada o governo fez uso de seus direitos especiais para vetar a venda da Vivo para a Telefónica, apesar de a oferta de 7,15 bilhões de euros do grupo espanhol ter sido aprovada por 74% dos acionistas da PT.
A grande dúvida agora é como o governo português fará para se desfazer dessas ações. Uma das opções levantada foi transeferir essas ações à Caixa Geral de Depósitos (CGD) que também é acionista da PT. O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Pedro Silva Pereira disse que essa possibilidade é compatível com os estatutos da PT, mas o governo vai analisar a melhor forma de cumprir o acórdão.
A decisão do Tribunal de Justiça não é retroativa e, portanto, não invalida o veto do governo português à venda da Vivo. Além disso, só entrará de fato em vigor quando o estado se desfizer da sua participação. A maneira como a participação será desfeita deverá ser comunicada á União Européia, que poderá concordar ou não.

Notícias relacionadas
"Estamos confiantes que o Governo português vai tomar as medidas necessárias para cumprir integralmente [o acórdão] o mais brevemente possível", disse a porta-voz do executivo comunitário, Pia Ahrenkilde Hansen. Fonte da UE disse à agência Lusa, por sua vez, que o Executivo de Bruxelas irá "muito rapidamente" enviar uma "carta administrativa" a pedir para Lisboa "explicar" como vai executar o acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) lido hoje no Luxemburgo. Apenas no caso de o Governo não dar as explicações necessárias ou a Comissão Europeia não concordar com a resposta é que Bruxelas poderá passar à opção seguinte, o envio de uma carta formal em que Lisboa é notificada a cumprir o acórdão num prazo de dois meses.
Analistas portugueses avaliam que, neste momento, como já sinalizaram ambas as empresas, PT e Telefónica vão negociar uma saída que seja benéfica para ambas as partes.
O presidente executivo da PT, Zeinbal Bava, disse estar disponível para encontrar, com a Telefónica, uma solução positiva para todas as partes. "A Telefónica disse que quer trabalhar com a PT e a PT disse que estava disponível para trabalhar com a Telefónica", disse em referência aos comunicados divulgados ontem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!