America Movil supera Telefónica em valor de mercado, diz jornal espanhol

Há oito meses, a Telefónica era a terceira maior empresa de telecomunicações do mundo em Bolsa. Hoje é a quinta. De acordo com reportagem publicada pelo jormal espanhol Cinco Dias, o grupo espanhol perdeu a quarta posição para a Vodafone da Europa e, posteriormente, com a conclusão da incorporação das ações da Telmex Internacional e do Grupo Carso, a America Móvil lhe tomou o quarto lugar.
A incorporação das empresas do grupo de Carlos Slim em torno da America Móvil deixou a companhia com um valor de 78 bilhões de euros. Há uns meses isso não significava nada – sublinha a reportagem – porque a Telefónica valia cerca de 90 bilhões de euros. Com a caída acumulada no ano, a tele espanhola vale pouco mais de 70,3 bilhões de euros. A Telefónica foi a segunda operadora na Europa que mais perdeu valor de mercado, atrás paenas da incumbent grega, informa o Cinco Dias.
A China Mobile continua a ser a maior empresa de telecomunicações do mundo (e a sexta maior empresa entre as cotadas de todos os setores), seguida da norte-americana AT&T e, no terceiro posto, está a europeia Vodafone.
O "ranking" das maiores empresas de telecomunicações tem cada vez menos empresas europeias. Empresas como a France Télécom e a Deutsche Telekom, diz o Cinco Días, "hoje lutam por não cair do top 10, quando há não muitos anos estavam mais próximas da cabeça que do final". A Telecom Italia, outro exemplo, caiu para 18º lugar. Em contrapartida, empresas como as japonesas NTT Docomo e NTT continuam a se valorizar.
PT
A título de comparação, o jornal espanhol mostra que a Telefónica vale quase 10 vezes mais que a Portugal Telecom, cujo valor de mercado é de cerca de 7,6 bilhões de euros. E se a Telefónica cai 18% no ano, a PT tem uma variação próxima de zero. Vários analistas têm sublinhado que a necessidade da Telefónica em reagir à ascensão do império de Carlos Slim na América Latina é uma das principais motivações para a oferta da Telefónica sobre a Vivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.