Ordem do dia atrapalha PL 29, que é novamente adiado

A agenda de deliberações no Plenário da Câmara dos Deputados impediu a deliberação sobre o PL 29/2007 mais uma vez. A previsão de que o Plenário da Casa fará nesta quarta-feira, 8, sessão deliberativa alterou os planos da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), onde se encontra no momento o projeto que altera as regras da TV por assinatura e do audiovisual. Como já é esperado que a votação do PL 29 seja demorada, dadas todas as polêmicas que o circundam, o comando da comissão entendeu ser melhor não iniciar a votação da proposta hoje, já que se corria o risco de a deliberação ser interrompida pelo início da Ordem do Dia no Plenário.
Comenta-se que a decisão de adiar por mais uma semana a votação do projeto tenha sido fruto de manobras e articulações nos bastidores de grupos que ainda não estão satisfeitos com a o texto da proposta.
Regimentalmente, as comissões temáticas não podem fazer votações no mesmo momento em que o Plenário está deliberando para não prejudicar o quórum para a decisão final sobre as matérias pelo pleno. O principal tema hoje na pauta geral da Câmara é a Reforma Política, que pode ser votada ainda nesta quarta. Entre diversas atualizações, a proposta prevê a liberação do uso da Internet nas campanhas eleitorais.

Notícias relacionadas
Ocorre que a convocação da sessão deliberativa do pleno pode ter prejudicado o PL 29, mas não atrapalhou de todo o trabalho da CDC. A comissão antecipou a realização de uma reunião extraordinária marcada originalmente para ocorrer depois da votação do PL 29. Assim, na prática, a CDC continuou deliberando sobre outros assuntos apesar da iminente Ordem do Dia do Plenário.
Como o Congresso Nacional está prestes a entrar em recesso – a próxima semana deve ser a última com deliberações – é possível que a votação do PL 29 só ocorra a partir de agosto, quando terminam as "férias" parlamentares. Por ora, não há confirmação sobre a agenda da próxima semana, mas é provável que a CDC faça uma nova tentativa de votação antes do recesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!