Justiça anula descredenciamento de franqueados da Oi em São Paulo

A Justiça anulou nesta quarta-feira, 8, a tentativa da Oi de descredenciar dez de seus franqueados em São Paulo. Todos estão entre os doze que entraram com ações na Justiça contra a operadora para garantir a exclusividade territorial prevista nos contratos de franquia. Esses dez franqueados, representados pelo escritório Leite de Barros Zanin Advogados, haviam conseguido recentemente uma liminar determinando que a Oi respeite a exclusividade geográfica prevista no contrato. A liminar fixava uma multa de R$ 10 mil por ato que infringisse a decisão judicial. Na última terça-feira, 7, a Oi notificou os dez franqueados de que eles seriam descredenciados, alegando supostas quebras de contrato, como a falta de lançamento de informações no sistema, dentre outras. Porém, o juiz da 29a Vara Cível de São Paulo, Núncio Theóphilo Neto, considerou inválido o ato da Oi, por entender que ele fere ao mesmo tempo a liminar e o contrato de franquia. Segundo o advogado Rodrigo Zanin, que defende os donos das franquias, o contrato estabelece que a Oi deveria notificar os franqueados sobre eventuais problemas e somente se não fossem resolvidos em um determinado prazo é que poderia proceder o descredenciamento. Em seu despacho, o juiz ironiza a atitude da Oi: "Estranha-se, por outro lado, que todas as franqueadas tenham realizado as mesmas supostas transgressões, indistintamente, como ainda o fato da iniciativa das requeridas somente ter surgido após a concessão de medida judicial." Por fim, o juiz decidiu elevar para R$ 20 mil a multa da Oi por ato de descumprimento da liminar e mandou comunicar a Anatel.
Outros franqueados
Outros dois franqueados da Oi em São Paulo, defendidos pelo escritório Menezes e Abreu, também conseguiram há pouco tempo uma liminar ainda mais abrangente: além de respeitar a exclusividade geográfica, a operadora deve voltar a praticar os mesmos valores de comissão previstos originalmente no contrato de franquia.

Notícias relacionadas
Ao todo, há 19 franqueados da Oi para a venda de linhas móveis para o mercado corporativo em São Paulo. Além dos 12 que já entraram com ações na Justiça contra a operadora, outro deve ingressar com processo similar em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!