"Quadrilha de Dantas associou-se a Nahas", dizem MPF e PF

Termos como "quadrilha" e "sofisticada organização criminosa" não foram poupados pelos membros da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) para classificar o grupo Opportunity de Daniel Dantas durante a coletiva de imprensa convocada para detalhar informações da Operação Satiagraha, deflagrada na manhã desta terça-feira, 8, para cumprir 24 mandados de prisão e 56 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.
A investigação da MPF e da PF revelou através de interceptação telefônica diversos contatos entre Dantas e Nahas. O conteúdo das conversas permanece em sigilo, mas os representantes da MPF e da PF indicaram o uso pelo Opportunity Fund da sofisticada rede de lavagem de dinheiro criada pelos doleiros de Nahas. Acusado de evasão de divisas e com base no paraíso fiscal das Ilhas Cayman, o Opportunity Fund pode ter movimentado de acordo com laudos periciais cerca de US$ 2 bilhões entre 1992 e 2004.
O Opportunity Fund, recorde-se, foi um dos principais veículos utilizados por Dantas no controle das empresas de telecomunicações pós-privatização do Sistema Telebrás. Era por meio deste fundo, baseado em Cayman, que Dantas investia na Brasil Telecom, na Telemig Celular e na Telemar. E foi da venda destas participações que Dantas conseguiu sair do mercado de telecomunicações com US$ 1 bilhão no bolso, sobretudo depois da operação de venda do controle da BrT para a Oi e os acordos judiciais com fundos de pensão e Citibank.

Notícias relacionadas
O delegado Protógenes Queiroz, que comandou a investigação da polícia que resultou na prisão de Dantas, afirmou ainda ter fortes indícios de que Naji Nahas utilizava sua influência com altos escalões do mercado financeiro nacional e internacional para obter informações privilegiadas, chegando, inclusive, a influenciar na divulgação e no índice dos juros estipulados pelo Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, diz o delegado.

Pitta

A prisão de Celso Pitta foi determinada porque as investigações comprovaram que o ex-prefeito vinha realizando regularmente significativas retiradas semanais com Nahas, oriundos de alguma conta no exterior, já que Pitta não teria como comprovar a origem das vultosas retiradas. Existe a suspeita que o dinheiro seja oriundo do desvio de verbas públicas feito por Pitta quando exercia o cargo de prefeito da capital paulista.

Histórico

A operação desta terça passa pela CPMI dos Correios, que acabou por ligar Daniel Dantas ao esquema do Mensalão ao identificar como principais depositantes nas contas de Marcos Valério as empresas Amazônia e Telemig Celular, na época controladas pelo Opportunity. Após o episódio, um disco rígido apreendido em 2004, na Operação Chacal (na qual Dantas foi indiciado por formação de quadrilha e espionagem) pôde ser analisado, o que revelou a teia de movimentações financeiras irregulares que deram origem a esta operação deflagrada nesta terça, 8. Após a análise do HD, a Justiça autorizou a quebra de sigilos bancários, fiscais e ainda interceptação de dados e conversas telefônicas dos envolvidos.
"Ao investigar o famoso banqueiro Daniel Dantas, nos deparamos com uma organização criminosa muito bem estruturada, com pessoas infiltradas em diversos órgãos e ficamos assustados com seu o nível de intimidação e poder de corrupção", afirmou Queiroz. O grupo de Dantas é acusado de crimes financeiros de gestão fraudulenta, operação ilegal de instituição financeira, evasão de divisas e concessão de empréstimos vedados, além de uso indevido de informação privilegiada (insider information), lavagem de dinheiro, corrupção ativa e formação de quadrilha.
Foram expedidos mandados de prisão temporária para Daniel Dantas, Verônica Dantas, Carlos Rodemburg (sócio e vice-presidente do Banco Opportunity), Daniele Ninio, Arthur Joaquim de Carvalho, Eduardo Penido Monteiro, Dório Ferman, Itamar Benigno Filho, Norberto Aguiar Tomaz, Maria Amália Delfim de Melo Coutrin e Rodrigo de Bhering de Andrade. Basta procurar nas atas de reuniões de conselho da Brasil Telecom, Telemig Celular e mesmo da Telemar para se perceber que muitos destes nomes figuraram por vários anos no setor de telecomunicações brasileiro.
A prisão temporária foi determinada para evitar a destruição e/ou ocultação de provas e é de apenas cinco dias, podendo ser estendida por outros cinco, de acordo com a legislação brasileira.
Dantas foi preso no Rio de Janeiro e a informação confirmada pelo superintendente da PF de São Paulo, Leandro Coimbra, é de que todos os detidos serão transferidos para a capital paulista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!