Ministério da Cidadania sonega acesso da Anatel ao Cadastro Único e 5G pode atrasar

A liberação das faixas de espectro para o início das operações de 5G corre o sério risco de atrasar mais ainda, mas desta vez por conta de uma burocracia do próprio governo. Segundo apurou este noticiário junto a fontes do GAISPI (grupo gestor coordenado pela Anatel responsável pelas atividades de liberação da faixa de 3,5 GHz), o Ministério da Cidadania está, desde abril, criando empecilhos para que a base de beneficiários do Cadastro Único possa ser repassada à Anatel a fim de que a EAF (Entidade Administradora da Faixa) possa planejar o cronograma e a logística de distribuição gratuita dos kits de recepção dos sinais de TV via satélite em banda Ku aos beneficiários dos programas sociais.

A base de dados do Cadastro Único é essencial porque o edital de venda das frequências de 5G estabeleceu como obrigação, respaldado por política pública emanada pelo Ministério das Comunicações, que a faixa de 3,5 GHz só poderia ser liberada depois de iniciada a distribuição e instalação dos kits de recepção em banda Ku aos atuais domicílios com parabólicas onde haja residentes do Cadastro Único. Sem a base do CadÚnico, fica impossível cumprir essa determinação

 Segundo documentos a que este noticiário teve acesso, desde abril a agência pede formalmente acesso aos dados, o que não seria nenhuma novidade para o Ministério da Cidadania. Durante o cumprimento das obrigações do leilão de 4G, realizado em 2014, o Gired (grupo gestor da Anatel que coordenou a liberação da frequência de 700 MHz) teve amplo acesso à base dos programas sociais. O problema e que, por questão de sigilo, estas bases não podem ser compartilhadas para usos distintos dentro da agência, e apenas podem ser utilizadas em finalidades especificamente definidas pelo Ministério da Cidadania.

Notícias relacionadas

Uso político?

A burocratização no compartilhamento do dado estaria ligada a uma demanda por alguma atividade política relacionada ao 5G e à distribuição de kits, segundo relatos ouvidos por este noticiário. O problema é que a análise dos dados do CadÚnico é necessária numa fase muito preliminar do processo de distribuição dos kits, que é justamente estabelecer quem tem direito à política pública, as quantidades e os locais prioritários, o que tem que ser feito com base em critérios absolutamente técnicos.

Procurado, o conselheiro da Anatel Moisés Moreira, presidente do GAISPI e do GIRED, confirmou a dificuldade sem, contudo, entrar no mérito em relação às razões. "De fato, estamos tendo uma dificuldade surpreendente de acesso a uma base de dados que sempre foi compartilhada para políticas públicas implementadas pela Anatel, e se esse atraso persistir, é certo que teremos mais atrasos na implantação do 5G", disse o conselheiro. "Mas não posso especular sobre as razões do atraso, porque isso (a sonegação de compartilhamento) nunca havia acontecido"

Na semana passada, por outra razão, o processo de ativação das operações de 5G na faixa de 3,5 GHz já precisou ser postergada por 60 dias, em função de dificuldades na logística de produção e importação dos filtros necessários às operações profissionais de serviços via satélite na banda C. Mas o problema agora enfrentado é muito mais grave, porque o cronograma de distribuição de kits tem potencial de impactar pelo menos 8 milhões de residências que, estima-se, poderão ser beneficiadas com a recepção gratuita dos kits. Caso a distribuição não seja iniciada (com rigoroso controle sobre quem recebe os equipamentos), a faixa de 3,5 GHz não poderá ser liberada pela Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!