Laboratório do CPQD vai receber pilotos de iniciativa OpenWIFi no Brasil

O Community Lab do CPQD, junto ao Telecom Infra Project (TIP), receberá testes e pilotos do projeto de OpenWiFi, que propõe a desagregação fim a fim de solução para redes do gênero.

O laboratório será o primeiro da América Latina a receber trabalhos da iniciativa, lançada oficialmente pelo TIP no mês de janeiro. Liderado pelo Facebook, o consórcio atua no desenvolvimento de tecnologias e modelos de negócios para telecom e tem o CPQD como membro desde 2017.

Segundo comunicado do centro de pesquisas brasileiro, a colaboração no OpenWiFi envolverá solução de firmware NOS (Network Operating System) que poderá ser embarcada em access points de diferentes fabricantes, permitindo um controle integrado e interoperabilidade a partir da rede desagregada.

Notícias relacionadas

"Outra vantagem da desagregação dos componentes da solução OpenWiFi está na possibilidade de adição, ou mesmo da migração para novos access points padrão WiFi 6E, sem necessidade de substituição da gerência dos serviços", completou o CPQD.

A expectativa das envolvidas é que o OpenWiFi facilite a implantação e o gerenciamento de hotspots públicos, além de permitir que provedores de serviços, fornecedores de equipamentos e integradores desenvolvam soluções customizadas para nichos específicos do mercado.

Abordagem similar a partir de elementos de rede desagregados e interoperáveis também é a base do Open RAN – neste caso, contudo, para as redes móveis de acesso com frequências licenciadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!