Publicidade
Início Teletime Google e Orange perto de um acordo para reduzir impacto de dados...

Google e Orange perto de um acordo para reduzir impacto de dados na rede celular

A Google e a France Telecom, controladora da operadora móvel francesa Orange, estão próximas de anunciar um acordo de cooperação para tentar reduzir o impacto de tráfego de dados móveis sobre as redes celulares, informa o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com). A ideia seria unirem forças em pesquisa e desenvolvimento para tornar os serviços na web e os aplicativos móveis mais eficientes no consumo de banda.
O crescimento do acesso à web através de dispositivos móveis tem sobrecarregado as redes das operadoras celulares. O presidente da France Telecom, Stephane Richard, mencionou recentemente que o volume de dados trafegados na rede da Orange em Paris vem aumentando 5% por semana e que a maior demanda é para acesso a vídeo, especialmente em sites como o YouTube. Diante da necessidade de investimento em capacidade, algumas teles reclamam que o custo deveria ser dividido com os provedores de conteúdo, tais como a Google.
Em sua análise sobre o tema, Rethink Wireless pondera que um possível caminho seria o estímulo ao armazenamento local de dados, o que, todavia, é contrário à tendência de uso cada vez maior da nuvem Internet. Outra saída seria aproveitar frequências subutilizadas ou não licenciadas para desafogar as redes atuais. É esperado que a parceria entre Google e Orange seja replicada com outras teles, prevê o site em sua análise.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile