Software recebeu 16,8% do investimento global das operadoras em 2019

Um levantamento realizado pela consultoria MTN Consulting concluiu que, em 2019, 16,8% do investimento (capex) realizado pelas operadoras de telecomunicações ao redor do mundo foram destinados para a área de software. Em 2015, porcentagem equivalia a 11,5%.

"Nas últimas duas décadas, o software se tornou o principal ingrediente para agregar valor nas redes. Isso acelerou nos últimos cinco anos com o crescimento das aplicações de Internet de larga escala e com o desafio contínuo da lucratividade enfrentado pelas operadoras", afirmou a consultoria.

Entre os principais destinos dos recursos estão as próprias fornecedoras de equipamentos, "que têm investido pesadamente em redes definidas por software e virtualização de funções de rede". Por essa razão, uma ampla gama de produtos de hardware já é projetada para fornecer funções, recursos e capacidade por meio de software.

Notícias relacionadas

"Essa mudança tem muitos benefícios: permite uma abordagem escalar do investimento, reduz os custos de manutenção e instalação, simplifica o gerenciamento do cliente e permite novas ofertas de serviços".

Dentro de casa

Outra frente dos investimentos em software seria o desenvolvimento de soluções dentro das operadoras. "Construir seu próprio software é um desafio, exceto para as maiores empresas, com acesso aos grupos de talentos necessários", afirmou a consultoria, notando que grande parte do setor ainda prefere recorrer a fornecedores.

"Algumas empresas de grande porte, como a Deutsche Telekom (DT), estão aumentando seus gastos com software interno em relação ao adquirido de terceiros. Embora em teoria isso possa permitir diferenciação e menor tempo de colocação no mercado, a abordagem pode ser difícil sustentar o clima econômico atual", completou o relatório.

Cloud

Também foi notado o maior investimento das operadoras em soluções de software baseadas em nuvem, incluindo software como serviço (SaaS) e similares.

"Essas transações estão evoluindo para grandes acordos plurianuais, nos quais uma empresa de telecomunicações efetivamente terceiriza as principais funções da rede para os provedores de nuvem", afirmou a MTN Consulting. "O crescente interesse das operadoras em mobile edge computing (MEC) para complementar o 5G também está impulsionando este tipo de parceria".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!