Para Anatel, valor dos bens reversíveis só podem ser calculados após sanção do PLC 79/2016

Juarez Quadros Anatel

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, destacou que o órgão regulador está pronto para realizar a regulamentação das mudanças no modelo de telecomunicações, estabelecida no PLC 79/2016. Segundo ele, o que garante isso é o fato de o Governo  contemplar toda a proposta da agência para o orçamento de 2019. Porém, ressaltou que somente após a sanção da lei é que a agência irá definir o processo que estabelecerá o cálculo dos valores dos bens reversíveis. A Anatel, vale lembrar, chegou a realizar, no final de 2016, uma consulta pública com alterações no Plano Geral de Outorgas, mas que estavam vinculadas à mudança no marco legal, que nunca aconteceu. Com isso, a consulta pública acabou engavetada até segunda ordem.

"A agência irá contratar duas consultorias especializadas, e também uma auditoria independente, que nos auxiliarão a definir os valores", afirmou. Quadros, que participou de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado nesta terça-feira, 8, também informou que orçamento da agencia já prevê recursos necessários para todo o trabalho para chegar o valor para adaptação "Mas precisa da lei".

O presidente da Comissão, senador Otto Alencar  (PSD-BA), no entanto, acredita no caminho contrário. "O mais importante é  chegar a um número real do patrimônio que está em discussão. É necessário fazer uma nova avaliação para chegarmos a este número e depois aprovarmos o projeto", sugeriu.

Notícias relacionadas

Etapas

Em sua exposição, Quadros considerou que o processo terá quatro estágios dentro de um cronograma. Em um primeiro momento,  a lei é aprovada. Depois, serão necessários os decretos de regulamentação da legislação. Na sequência, a elaboração dos termos de migração das concessões para autorizações. E para o estabelecimento da regra, Quadros também destaca que plano estrutural de redes (Pert), que deve ser apresentado pelo Conselho Diretor da agência em breve e que irá auxiliar no processo de transição de concessão para autorização. O relator do plano é o conselheiro Aníbal Diniz.

Operadoras

Em função do início da ordem do dia no plenário, o presidente da CCT, Otto Alencar teve que encerrar a audiência e o representante das operadoras Carlos Duprat, diretor do SindiTelebrasil, não teve tempo de se manifestar. No entanto, em conversa com os jornalistas, ele deixou claro que o PLC 79 é importante para garantir a prestação do serviço, uma vez que o prazo das concessões se encerra em 2025 e não haverá interesse em renovação, caso as regras se mantenham.

Ele explicou que os acessos da telefonia fixa caem de forma vertiginosamente a cada ano. Segundo o executivo, até o ano passado, 70% do tráfego caiu e a previsão é de mais redução até 2025. "Vamos continuar, daqui para lá, continuar perdendo dinheiro em obrigações que ninguém mais quer? É isso que os senadores precisam avaliar", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!