Participação do Brasil no resultado da Telecom Italia se mantém estável

A Telecom Italia registrou uma queda de 8,1% em seu faturamento no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, baixando de 7,39 bilhões de euros para 6,8 bilhões de euros. Parte dessa queda se deve a variações cambiais do Real e do Peso argentino, em razão das operações do grupo no Brasil e na Argentina. Excluídos esses fatores, o faturamento da companhia teria caído apenas 3,2% nesse intervalo de tempo.

Com isso, a participação da TIM Brasil na receita total da Telecom Italia permaneceu praticamente estável: 26,1% no primeiro trimestre de 2012 e 26,3% no primeiro trimestre deste ano. Em euros, o faturamento com a subsidiária brasileira diminuiu de 1,93 bilhão de euros para 1,79 bilhão de euros.

A receita doméstica, ou seja, aquela registrada na Itália,caiu 10,1% em um ano, passando de 4,48 bilhões de euros para 4,02 bilhões de euros. Sua participação no total baixou de 60,6% para 59,2%.

O destaque positivo foi a operação na Argentina, cujo faturamento em euros aumentou 1,8% apesar da desvalorização da moeda local, subindo de 901 milhões de euros para 917 milhões de euros. Sua participação no total aumentou de 12,2% para 13,5%.

O EBITDA da Telecom Italia no primeiro trimestre foi de 2,67 bilhões de euros, o que representa uma queda de 10,1% em comparação com o mesmo período do ano passado. O lucro líquido, por sua vez, teve queda de 40% nesse intervalo, passando de 605 milhões de euros para 364 milhões de euros.

Fusão com 3 Italia

A fusão com a operadora móvel 3 na Itália segue em análise interna na companhia. Em uma primeira avaliação, um comitê de executivos da Telecom Italia concluiu que não haveria nenhum impeditivo legal para a transação. Uma segunda fase consistirá na avaliação do valor das duas empresas, o que deve ser completado dentro de 30 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.