Depois de 10 anos de operação no Brasil, durante os quais a Huawei conseguiu bons resultados fornecendo equipamentos para as operadoras, a fabricante chinesa já vislumbra novos horizontes. A empresa está começando a investir no segmento de enterprise (mercado corporativo) e governo, e vai brigar com fabricantes do porte de Cisco, Avaya, 3Com, Polycom e outras. Até o momento existem um distribuidor e 30 revendas certificadas pela companhia. De acordo com Marcelo Motta, diretor de tecnologia da Huawei, o objetivo é chegar ao fim do ano com mais de 100 revendas.
A Huawei vai fornecer equipamentos de rede, para call centers, PABX IP e soluções de segurança e storage para as quais a empresa conta com uma parceria com a Symantec que existe há cerca de dois anos. Motta afirma que a receita com essa nova linha de produto ainda é pequena. "Provavelmente já temos alguns clientes porque as revendas já solicitaram equipamentos", afirma ele.
Um outro negócio que a Huawei está começando a explorar é o que ela chama de serviços profissionais. Basicamente esse segmento consiste em prestar serviços para as operadoras, negócio que os fornecedores americanos e europeus já fazem há muito anos no Brasil. Motta explica que a Huawei está entrando agora neste mercado porque até então não tinha uma base instalada significativa nas operadoras. Dessa maneira, seria demasiadamente custoso o treinamento de seus funcionários para a operação e manutenção de equipamentos dos concorrentes, já que eles não teriam tanto interesse em ter o treinamento dos equipamentos Huawei em troca. A Huawei está nesse mercado desde o começo do ano passado e já comemora quatro contratos fechados. "Para nós esse era um caminho natural", diz o executivo. Vale lembrar que recentemente a Huawei iniciou sua atuação na área de terminais, em que tem aparelhos na Claro e na CTBC.
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