Feninfra critica assimetria tributária e regulatória entre teles e OTTs

Vivien Mello Suruagy, presidente da Feninfra

A Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra), enviou comunicado nesta sexta-feira, 8, apontando o que chama de assimetria regulatória e tributária no Brasil entre as chamadas empresas Over The Top (OTT) e alegando ser prejudicial para a competição no setor de comunicação.

A diferença tributaria existente entre empresas como Netflix, Google, Facebook e Amazon, e as companhias do setor de telecomunicações, entre as quais as emissoras de TV e operadoras de telefonia, contribui para o desequilíbrio do mercado local, prejudicando a competitividade e os consumidores, diz a presidente da Feninfra, Vivien Mello Suruagy.

"As empresas de telecom têm inúmeras obrigações, como o atendimento e satisfação do cliente, com prazos estipulados, enquanto para as OTTS praticamente não há regulação. É uma situação que gera enorme desequilíbrio no mercado. Os grandes prejudicados são os consumidores, pois esta situação dificulta os investimentos em telecomunicações " argumenta a presidente da Feninfra.

Notícias relacionadas

Vivien Suruagy ainda questiona os critérios tributários adotados no Brasil. "As companhias de telecom pagam, em média, alíquota de 27% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As OTTs são submetidas apenas ao Imposto Sobre Serviços (ISS) de, no máximo, 5%. O resultado é uma competição desigual. Se o sistema vigente fosse mais justo, haveria mais competitividade no mercado e os clientes seriam beneficiados com mais conectividade", ressalta ela.

Mais empregos

A questão do emprego é outro fator citado pela presidente da Feninfra. "Qual o motivo do privilégio para empresas com operações baseadas fora do Brasil? O setor de telecom emprega mais de 2,5 milhões de pessoas e utiliza mão-de-obra nacional. Investe pesado no País, como está ocorrendo com a implantação do 5G, o que nem sempre é o caso das OTTs. O Brasil precisa de postos de trabalho e investimentos", pondera a dirigente.

"É um debate que tem que ser feito para que todos os setores e empresas cumpram suas obrigações, mas de maneira equivalente. Só assim vamos criar um ambiente de negócios que seja justo e saudável para todos os players", finaliza Vivien Suruagy.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!