Produção eletroeletrônica cai 3,2% no primeiro bimestre

Uma queda acentuada na produção da área eletrônica afetou o desempenho do setor eletroeletrônico durante os dois primeiros meses do ano, afirmou a Abinee. Agregando dados do IBGE, a entidade apontou para redução de 6,5% na produção eletrônica durante janeiro e fevereiro. No mesmo período, a produção da área elétrica subiu 0,3%. Dessa forma, a queda registrada pelo setor ficou em 3,2%.

A Abinee destacou recuos na produção de componentes eletrônicos (-9,6%) e equipamentos de áudio e vídeo (-9,4%) como alguns dos responsáveis pelo resultado. "Não temos mais tempo a perder, precisamos o quanto antes da aprovação das reformas fundamentais, há tanto preconizadas, para impulsionar a atividade industrial e a geração de empregos", argumentou o presidente da Abinee, Humberto Barbato. Segundo ele, a indústria está "andando de lado". Se considerado apenas fevereiro, a produção do setor eletroeletrônico superou em 0,3% o resultado de um ano atrás. Já na comparação com janeiro de 2019, a alta foi de 8,3%.

O começo do ano, contudo, foi marcado por "esfriamento nos ânimos dos empresários", conforme demonstrado pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do setor eletroeletrônico. Medido pela Abinee a partir de dados da CNI, o indicador atingiu 65,1 pontos em janeiro, caiu para 63,6 em fevereiro e fechou março em 61,8. Apesar das duas quedas consecutivas, o ICEI segue indicando otimismo (expresso quando o índice ultrapassa os 50 pontos). Ainda em março, a confiança da área eletrônica (61,2) foi superada pela da elétrica (62,3).

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!