Alemães alcançam 3 Gbps em conexão WLAN com lâmpadas de LED

O instituto Fraunhofer Heinrich Hertz divulgou neste final de semana o resultado de estudos para proporcionar acesso à Internet sem fio de forma direcional utilizando lâmpadas de LED. Nos experimentos em laboratório, os cientistas foram capazes de alcançar taxas de 3 Gbps utilizando a nova tecnologia, considerando que lâmpadas LED normais utilizam três frequências de luz (ou cores), cada uma capaz de disponibilizar 1 Gbps.

Notícias relacionadas
A técnica de utilizar lâmpadas comuns de LED para a conexão à rede WLAN não é exatamente novidade. Até agora, era possível chegar a taxas de 800 Mbps (em condições de laboratório) com 30 MHz de frequência. Entretanto, o instituto alemão, também responsável pela criação do padrão de compressão de áudio MP3 na década de 90, conseguiu expandir a banda para até 180 MHz, o que permite maior capacidade de dados.

Segundo os cientistas, a nova tecnologia permitiria uso de comunicação entre carros e receptores (pelo farol do veículo), além de utilização em áreas como hospitais e chão de fábrica, onde a comunicação comum por rádio é mais difícil. O instituto Fraunhofer pretende demonstrar a nova técnica durante a Fiber Optics Expo 2013, que acontece nesta quarta-feira, 10, em Tóquio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!