Qualibest e Ei Movil realizam primeira pesquisa via SMS

O instituto de pesquisas on-line Qualibest e a Ei Movil finalizaram a primeira pesquisa via SMS no Brasil. O estudo teve como objetivo avaliar a receptividade do público brasileiro à propaganda via celular e compreender o potencial de mercado dessa nova ferramenta de marketing.
Foram enviadas 852 pesquisas via SMS para usuários de celular residentes em São Paulo a partir da base de dados de cadastrados no site do QualiBest que aceitaram participar. Do total, 554 pessoas, com média de idade de 30 anos, responderam as dez questões enviadas entre 28 de fevereiro e 3 de março. A Ei Movil formatou a pesquisa para o celular e disparou as mensagens a partir de um acordo com as operadoras.
Segundo a diretora do Instituto Qualibest, Daniela Daud, o grande destaque foi o alto índice de retorno que chegou a 65% dos entrevistados, muito superior a outras modalidades de abordagem, como o telefone e a internet. Após 60 minutos do envio 53% das pessoas responderam a pesquisa. ?Ela é mais eficaz que o e-mail, pois se dá de forma instantânea?, afirma Fábio Cardoso, diretor da Ei Movil.

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Segundo Daniela, da Qualibest, a pesquisa via SMS mostrou-se uma ferramenta importante para empresas questionarem o usuário sobre opiniões pontuais, podendo abordar a pessoa em trânsito ou em casa. ?A pesquisa mostrou que uma vez que o usuário dá o opt-in (aceitação do recebimento) sua resposta é praticamente instantânea, apontando para usos futuros como amostras de audiência, opinião sobre um determinado programa ou produto, entre outros?, diz a executiva.

Mobile marketing

A pesquisa apontou que 66% dos entrevistados acreditam que a propaganda por celular é eficaz para a divulgação de uma marca e/ou um produto, e para 71% dos respondentes as propagandas via celular são um estímulo à procura de mais informações.
Promoções é o que 70% dos entrevistados gostariam de receber via celular, seguido por informações (13%) e novidades (12%). Apenas 21% dos usuários de telefones celulares afirmaram já ter recebido alguma propaganda por esse veículo entre os que se lembram de alguma campanha. Como nenhuma empresa se destacou na mente do consumidor há uma grande oportunidade de investimento nesta modalidade de comunicação, diz Daniela. Ao todo, 48 empresas diferentes foram citadas. Entre os entrevistados que já receberam algum tipo de propaganda no celular, 53% avaliou essa experiência de forma positiva.
Quando questionados sobre quais segmentos mais tinham a ver com o envio de propagandas pelo celular, 40% responderam entretenimento, seguido por tecnologia (27%) e finanças (13%).
Para 23% das pessoas, o formato de pesquisa via SMS é o segundo mais apropriado, perdendo apenas para a internet (58%) e seguido por telefone (8%) e entrevista pessoal na rua (3%). O estudo ainda solicitou aos respondentes que avaliassem com uma palavra a experiência da pesquisa e 88% dos respondentes mencionaram características positivas.

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