MCom lista 8 mil escolas públicas para piloto de conectividade com RNP

Flickr/Prefeitura de Itapevi

No processo de desenvolvimento de um projeto piloto para conectar escolas da rede pública sem acesso à Internet ou conexão satisfatória para atividades educacionais, o Ministério das Comunicações (MCom) identificou 8 mil unidades de ensino que poderão receber o recurso.

O projeto está em execução ao lado da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Responsável pela execução técnica da iniciativa, a instituição está selecionando e contratando operadoras de telecom interessadas na instalação, ativação, operação e manutenção das conexões, por um período inicial de 12 meses.

Entre as características demandadas estão acesso preferencialmente em fibra óptica (FTTH), com relação de banda download/upload de 100/50% e atendimento e monitoração 24/7 ofertada pelo fornecedor. Empresas interessadas podem acessar aqui o Termo de Referência publicado pela RNP e realizar cadastro até o próximo dia 18.

Notícias relacionadas

As 8 mil instituições de ensino fundamental e médio inicialmente identificadas pelo MCom estão distribuídas entre 1.760 municípios. Do total, 5 mil estão localizadas em áreas rurais, enquanto outras 3 mil ficam em zonas urbanas.

O preço médio esperado por escola é de R$ 300 por mês; a RNP selecionará a melhor proposta para a prestação, que poderá se basear em lotes ou escolas de forma individual. O piloto deve se amparar em recursos disponibilizados pelo MCom à RNP, a título da execução de projetos de conectividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!