PL propõe cancelar contratos de serviços de telecom por aplicativo

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado Giovani Cherini (PL-RS) apresentou na semana passada o Projeto de Lei 191/21, que altera a Lei Geral de Telecomunicações e o Código de Defesa do Consumidor, dando o direito ao usuário de serviços de telecomunicações de cancelar o contrato de maneira automática e com efeito imediato por meio dos aplicativos móveis das operadoras.

Segundo o parlamentar, "a proposta pretende tornar mais fácil a vida do consumidor, já que outras opções para cancelamento do contrato são burocráticas e de difícil acesso, como os canais de telemarketing e de atendimento às reclamações do consumidor".

Cherini prosseguiu: "como exemplo, podemos confirmar que, no aplicativo de uma operadora de âmbito nacional, não há, nem na página inicial, nem nas opções do menu, a opção do botão Cancelar", completa.

Notícias relacionadas

Regras da Anatel

A Anatel possui o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC), que garante ao consumidor o direito de cancelar um serviço de telecomunicações de forma automática, sem ter que interagir com qualquer atendente, por meio do espaço do cliente no portal da prestadora. A empresa terá dois dias úteis para processar o pedido. Uma proposta de atualização do RGC está consulta pública desde o dia 3 de março, e vai até o dia 1º de abril.

Outra opção prevista no regulamento é ligar para o call center da prestadora. Se o consumidor optar por cancelar o serviço com a ajuda de um atendente por telefone ou pessoalmente na loja da prestadora, o contrato deve ser rescindido na hora.

Outras propostas

Na Câmara, tramitam outras propostas com o intuito de facilitar o cancelamento de serviços pelos usuários. O Projeto de Lei 5557/20, por exemplo, prevê o cancelamento por meio do e-mail de contratos de serviços de telefonia fixa e celular, acesso à internet e TV por assinatura. (Com informações da Agência Câmara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!