Publicidade
Início Teletime Telefônica aposta na nuvem para crescer no segmento de TI

Telefônica aposta na nuvem para crescer no segmento de TI

A Telefônica oficializou nesta quinta, 8, o lançamento de sua primeira oferta de serviços em nuvem. Voltado para grandes empresas e órgãos públicos, o Virtual Hosting 2.0 é o primeiro de uma série de serviços de Infraestrutura as a Service (IaaS) que a Telefônica lançará na América Latina ainda no primeiro semestre do ano.

Notícias relacionadas
“Há um ano e meio a Telefónica (holding) definiu que serviços em cloud seriam uma das verticais de crescimento de receitas e de investimentos na estratégia global da companhia e nossa expectativa é de que, já em 2012, um terço do crescimento de TI no Brasil virá de produtos em nuvem”, revela o diretor executivo do segmento corporativo da Telefônica/Vivo, Maurício Azevedo. “Cloud será a principal alavanca de TI para os próximos anos”, garante.

Segundo ele, o lançamento de IaaS, que tem como parceiros as empresas EMC, Cisco, Ericsson e VCE, compreende serviços de processamento, armazenamento (storage) e back-up e representa apenas a primeira das iniciativas de serviços em nuvem da Telefônica. “Até o final do ano, lançaremos também produtos de Software como Serviço (SaaS), como CRM, ERP e até mesmo softwares da Microsoft, mas ainda estamos em fase de definição das parcerias”, afirma Azevedo. Uma terceira etapa será o lançamento de produtos de Plataforma como Serviço (PaaS), como videoconferência. Os primeiros países a lançar os serviços na América Latina serão aqueles que concentram os data centers da operadora: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru.

Segurança

Segurança, de acordo com Azevedo, é outra das prioridades da Telefónica em sua estratégia global. A holding implementou três centros mundiais operação gerenciada de segurança (Security Operations Center – SOC) na Espanha, no Brasil e no Peru. “Esses centros estão desenvolvendo mais serviços de segurança e boa parte dos serviços também está sendo oferecida na nuvem, como filtros de acesso web, antivírus e firewall”, explica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile