Foi publicado nesta quarta-feira, 8, o acórdão da Anatel que concedeu anuência prévia para uma reorganização societária na Winity, que adquiriu licença nacional de 700 MHz no leilão de 2021.
A operação envolve a transferência do controle direto da Winity II Telecom Ltda, titular das autorizações de uso de espectro e da licença de Serviço Móvel Pessoal (SMP) do grupo. A entidade era 100% vinculada à Winity Participações, mas passará a ter quotas integralmente detidas por outro veículo – a Winity T. Participações -, que se tornará controladora direta da operação. A transação não está relacionada ao acordo de compartilhamento de rede com a Vivo.
Mesmo com a reorganização, o controle indireto da empresa atacadista permanecerá sendo exercido pelo FIP IV, na qualidade de controlador direto da Winity T. Participações. O fundo de private equity compõe o Grupo Pátria Investimentos. No processo junto à Anatel, a operadora explicou a reorganização diante da necessidade de atrair investimentos.
O pedido de autorização da Winity junto à agência está protocolado desde maio de 2022 e teve relatoria do conselheiro da anatel, Vicente Aquino. Com a publicação do acórdão, a anuência prévia valerá pelo prazo de 180 dias prorrogáveis uma única vez.