Qualcomm anuncia chip 5G econômico para vestíveis e Internet das Coisas

Foto: Divulgação/Qualcomm

A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira, 8, uma nova geração de chips 5G projetados para dispositivos menores ou de baixo custo – como vestíveis e certos casos de uso de Internet das Coisas (IoT) industrial.

Batizada como Snapdragon X35 5G Modem-RF System, os modems seguem especificações 5G NR-Light contidas no padrão Release-17 da 3GPP. A Qualcomm afirma que o novo chip pode permitir picos de taxas de dados de até 220 Mbps.

O recurso seria adequado para dispositivos como câmeras de vigilância, gateways IoT, sensores industriais e vestíveis – como óculos de realidade estendida (XR) ou realidade aumentada (AR). Este é o mais recente movimento da norte-americana para expandir mercado para além dos smartphones.

Notícias relacionadas

O Snapdragon X35 também seria o chip de menor consumo de energia que a Qualcomm já produziu, segundo a fornecedora. Tal eficiência pode representar avanço, na medida em que dispositivos alimentados por bateria não conseguem usar um modem 5G de forma completa, por conta da quantidade de energia necessária. 

Em paralelo, a plataforma também é compatível com todas as bandas de espectro nas bandas sub-6 GHz, FDD e TDD, além de oferecer capacidade LTE. A Qualcomm já está em negociações com fabricantes de dispositivos e planeja remessas de amostras ainda no primeiro semestre, com produtos comerciais esperados para 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!