Anatel transfere frequências da Oi para SPEs

Foto: Pixabay

[Publicado originalmente no Mobile Time] A Anatel transferiu as frequências de telefonia celular da Oi para as empresas Cozani RJ e Garliava RJ, duas sociedades de propósito específico (SPEs) criadas pela operadora e que posteriormente serão controladas por TIM e Vivo, respectivamente, como parte do processo de venda da sua unidade móvel. O ato nº 2.189 é assinado pelo atual presidente substituto da agência reguladora, Wilson Diniz Wellisch, e foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 8.

A medida leva em conta a aprovação da venda da Oi Móvel para as três concorrentes na reunião do conselho diretor da Anatel no último dia 31 de janeiro. O problema é que existe o risco dessa reunião ser anulada, diante de um recurso administrativo apresentado pela Copel Telecom acusando vício de competência porque Wellisch não presidiu a referida sessão. O pedido está em análise pela agência.

No ato 2.189, a Anatel estabelece que a transferência das frequências tem validade de 180 dias, prorrogável uma única vez por igual período, se solicitado e e se mantidas as condições de aprovação.

Notícias relacionadas

Cabe lembrar que há uma terceira SPE, a Jonava RJ, que ficará com a Claro, mas que não receberá frequências da Oi, conforme definido no acordo entre a partes, de forma a equilibrar o espectro detido pelas três compradoras.

No mesmo ato, a agência determina também um prazo de 18 meses para que seja eliminada a sobreposição de autorizações de serviço móvel pessoal (SMP) das três SPEs.

Análise

A transferência do espectro da Oi para as SPEs é mais um passo importante no processo de venda da companhia para Claro, TIM e Vivo. O problema é isso acontecer enquanto está sob análise pela própria agência um pedido de anulação da reunião que aprovou o negócio. Isso sem falar que falta ainda a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que marcou para deliberar o assunto em reunião nesta quarta-feira, 9. 

A expectativa é de que o Cade aprove a venda, mas há dúvidas sobre quais contrapartidas serão exigidas. O Ministério Público argumenta que os remédios propostos até aqui seriam pouco eficazes no fomento à competição, no que foi apoiado pelo Idec e pela Abratual, associação que representa MVNOs, que pede a regulação de preços no atacado. OiVivo e TIM reagiram às críticas do MPF.

5 COMENTÁRIOS

  1. Por mim nao deveriam aprovar, deveria autorizar a venda para outra empresa para maior concôrrencia se se uniram para compra imagina o que fazem pelas nossas costas igual politico

  2. Vai ser bom pra quem?
    Porque até aonde eu sei, só ganha as operadoras com mais uma fatia do mercado.E nós?
    O que vai sobrar pra nós?
    Até agora não ouvi ninguém falar bem de nenhuma operadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!