Lei do RJ que tratava de prazo para desbloqueio de linhas é inconstitucional, diz STF

Foto: Cristiano Mariz

O Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria de votos, julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra legislação do estado do Rio de Janeiro que obrigava as operadoras de telefonia fixa e móvel a estabelecerem prazos para o desbloqueio de linhas telefônicas após pagamento de fatura em atraso. A lei fluminense também determinava que as operadoras deveriam disponibilizar canal de comunicação para que o consumidor informasse o pagamento da fatura.

Segundo a corte constitucional, a Lei nº 8.003/2018, do estado do Rio de Janeiro, não pode estabelecer tais obrigações às operadoras de telefona fixa e móvel por violar o art. 22, inciso IV, da Constituição Federal, que confere à União a competência privativa para dispor sobre telecomunicações.

"A relação entre os usuários e as empresas prestadoras de serviço se encontra na própria conceituação do direito de telecomunicações, integrando seu objeto, que não está adstrito ao vínculo existente entre a União e as operadoras. Ademais, decorre do art. 175, parágrafo único, inciso II, da Constituição de 1988 que lei da competência do Poder Concedente disporá sobre a relação da concessionária do serviço de telefonia com os usuários. Trata-se da Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997, que, ao dispor sobre a organização dos serviços de telecomunicações, arrola, no art. 3º, os direitos dos usuários desses serviços", afirma o acórdão da Suprema Corte publicado nesta segunda-feira, 8.

Notícias relacionadas

A ADI 6065 foi de autoria da Associação das Operadoras de Celulares (Acel) e a Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix). A relatoria da ação foi do ministro Dias Toffoli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!