Eunício diz que não pedirá PLC 79 de volta, mas que concordaria com debate no plenário

Eu reunião com senadores da oposição, o presidente do Senado Eunício de Oliveira (PMDB/CE) informou que não pretende, de sua própria iniciativa, pedir ao Executivo que remeta de volta o PLC 79/2016, enviado para sanção presidencial no final do recesso mas que, por decisão do Supremo, precisa retornar ao Senado para ter os recursos da oposição em relação à análise em plenário apreciados pela mesa diretora. Eunício também manifestou aos oposicionistas disposição de deixar com que o projeto seja apreciado pelo plenário, desde que o projeto retorne. O receio da oposição é que o projeto fique em um limbo, sem ser sancionado, mas tampouco sem ter os recursos apreciados pelo presidente do Senado.

Uma das iniciativas dos oposicionistas será pedir esclarecimentos, formalmente, à mesa diretora em relação ao cumprimento da liminar concedida pelo ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo. A ideia é forçar a mesa diretora a dizer que não vai pedir o projeto de volta ao Executivo. Outro trunfo da oposição é que há comprovação de que o próprio presidente Michel Temer, de próprio punho, deu conhecimento à notificação do Supremo sobre a liminar.

Eunício já havia se comprometido com a oposição a levar o projeto ao plenário do Senado, mas o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros, tomou a iniciativa de mandar o texto para sanção um dia antes do término de seu mandato, e antes do fim do recesso parlamentar, em desobediência à manifestação da ministra Carmen Lúcia de janeiro. Em debate no plenário realizado na última terça, 7, Calheiros criticou o que chamou de "interferência no processo legislativo" por parte do ministro Barroso. "Agiu mal", disse Calheiros sobre o ministro do Supremo. De qualquer maneira, a liminar de Barroso é clara ao estabelecer que os recursos da oposição precisam ser apreciados e, qualquer que seja a decisão, o Supremo precisa ser informado antes do envio à sanção presidencial, ou até que haja julgamento de mérito.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!