A América Móvil informou na terça-feira, 8, que lucrou 24,23 bilhões de pesos, ou 1,97 bilhão de dólares, no quarto trimestre de 2010, queda de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa, do bilionário mexicano Carlos Slim, disse que registrou vendas de 161,95 bilhões de pesos no trimestre entre outubro e dezembro de 2010, alta de 6% em relação ao mesmo trimestre de 2009.
A queda no lucro foi atribuída a encargos extraordinários de depreciação e ao registro de um crédito fiscal diferido no Brasil no valor de 5 milhões de pesos, explica a empresa no balanço.
A empresa encerrou o trimestre com 8,2 milhões de novos clientes de telefonia celular, sendo que o Brasil contribuiu com 2,9 milhões e o México com 1,7 milhões. A América Móvil encerrou o ano com 225 milhões de clientes móveis.
A receita no País totalizou R$ 5,5 bilhões no quarto trimestre, aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita com linha fixas cresceu 6,5% para R$ 2,8 bilhões, liderada pela receita de TV por assinatura DTH, comercializada sob a marca ViaEmbratel que quadruplicou em relação ao mesmo período do ano passado.