FCC vê força de trabalho e compartilhamento de espectro como desafios no 5G

A definição de novas regras para compartilhamento de espectro e um possível déficit de mão de obra habilitada na tecnologia 5G são alguns obstáculos que precisam ser superados para a consolidação da tecnologia nos EUA, avaliou o chairman da Federal Communications Commission (FCC), a agência reguladora de comunicações do país, Ajit Pai.

O diagnóstico foi realizado nesta última terça-feira, 7, durante participação do dirigente na Consumer Electronic Show (CES 2020), em Las Vegas (EUA). Na ocasião, Pai destacou o desafio de tornar mais espectro disponível para novas aplicações, uma vez que diversas faixas já são exploradas por incumbentes.

São exemplos a banda C (3,7-4,2 GHz), hoje utilizada por operadoras satelitais e cujo modelo de leilão a ser realizado tem dividido a indústria; e também a faixa de 6 GHz, na qual Pai listou um grande benefício com a eventual liberação de 1,2 GHz para usos como Wi-Fi de próxima geração. Neste caso, as incumbentes incluem utilities, aplicações de segurança e backhaul wireless. Novas liberações em 2,5 GHz, 4,9 GHz e nas ondas milimétricas também estão nos planos.

Notícias relacionadas

Ainda que sem especificar quais políticas poderiam ser adotadas, Pai pediu que o Congresso norte-americano colabore na construção de um novo arcabouço legal que facilite o compartilhamento do espectro em tais situações, dirimindo ainda eventuais desencontros com legislações locais.

Adicionalmente, o chairman da FCC notou que a mão de obra também será um fator crítico no deployment 5G. Segundo Pai, já é difícil encontrar equipes qualificadas para o trabalho de manutenção e instalação de redes do gênero, ao mesmo tempo em que jovens profissionais optam por carreiras de tecnologia "indoor", menos desafiadoras do ponto de vista físico. "Esse é um dos desafios que teremos que pensar: como desenvolver a força de trabalho do futuro para construir essas redes sem fio", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!