A produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos teve uma retração de 1,9% no mês de novembro passado, em relação a outubro. Na comparação com o mesmo período de 2017, a queda chega a 11,4%. Os números constam na pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira, 8.
O desempenho no acumulado do ano, no entanto, apresenta-se positivo em 4,3%; e nos últimos 12 meses chega a 5,2%. O resultado foi impactado pelo incremento da produção de aparelhos de TV, para atender à demanda da Copa do Mundo.
No resultado geral, no mês de novembro de 2018, a produção industrial nacional teve uma variação 0,1% frente a outubro, interrompendo quatro meses seguidos de taxas negativas, período em que acumulou queda de 2,8%. Em relação a novembro de 2017, a indústria teve retração de 0,9%, revertendo a expansão de 0,8% de outubro. O estudo do IBGE também aponta que os índices acumulados do ano (1,5%) e nos últimos 12 meses (1,8%) continuam positivos, mas o setor seguiu mostrando perda de ritmo frente aos meses anteriores.