Com consolidação, Net incorpora telefonia fixa e parte das operações de DTH

A consolidação entre as empresas do grupo América Móvil prevê que as três empresas (Embratel, Claro e Net) sigam funcionando de maneira autônoma. Mas algumas mudanças importantes do ponto de vista operacionais estão acontecendo nesse processo, e isso, naturalmente, está levando a uma reorganização de funções e tarefas entre as empresas.
A mudança mais relevante até aqui é a incorporação dos serviços de telefonia fixa aos negócios da Net. Desde que foi lançado, em 2004, o NetFone era um produto Embratel, prestado mediante contrato pela Net Serviços. Agora, o serviço passa a ser totalmente gerido, faturado e administrado pela Net, juntamente com os demais serviços residenciais (banda larga e TV por assinatura)

Havia uma área cinzenta nesse processo que era a operação de DTH da Claro hdtv. Trata-se de uma operação grande (é a terceira maior operação de TV paga do Brasil, atrás apenas da Net e da Sky) que começou sob a Embratel e no ano passado foi para a Claro. Formalmente, o negócio segue debaixo da Claro, mas há mudanças: toda a parte de desenvolvimento de produto e contratação de programação são agora responsabilidade da Net, e mesmo as vendas ficam sob a responsabilidade da operadora de cabo onde houver sobreposição de operações (áreas cabeadas), onde a prioridade é pela oferta de serviços com a infraestrutura fixa.

Um dos aspectos mais importantes de uma operação de DTH é a relação com os representantes e canais de venda e com a equipe de instalação. A Net também passou a ter acesso à rede de canais de venda da Claro hdtv.

A Claro também comercializará o serviço de TV paga via satélite, mas apenas nas áreas onde a Net não está presente. Também fica sob a responsabilidade da Claro o serviço Livre (de acesso banda larga e telefonia por WLL, que antes era da Embratel), além do Claro Fixo prestado pela rede 3G e 4G da própria operadora. E a Claro tem acesso aos canais da Net para venda de seus serviços móveis (como pode ser observado na oferta combinada de serviços). Já a Embratel ficou com atuação restrita ao mercado corporativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.