Pela primeira vez o mercado de TV a cabo no Brasil tem menos do que 60% de market share. Isso é o que mostra o levantamento da empresa PTS sobre os dados do terceiro trimestre de 2008. O setor de DTH cresceu 18,05% entre o segundo e o terceiro trimestre do ano, o que fez com que o cabo caísse a 59% do mercado, os serviços por satélite subissem a 35% de market share e o MMDS ficasse com 6% do total de assinantes de TV paga. A operadora que percentualmente mais cresceu foi a Telefônica na tecnologia de DTH, chegando a 428 mil clientes no terceiro trimestre, o que significa 205,7% de aumento. Somando as operações de MMDS, a Telefônica já tem 10% do setor de TV paga no Brasil.
A segunda operação que mais cresceu no segundo trimestre em termos percentuais foi a Oi TV em Belo Horizonte, com expansão de 19%. A Net também cresceu 7,29%, mas perdeu market share: as operações ligadas à Net Serviços têm 45% do setor de TV paga. A Sky teve crescimento registrado igual a zero, e as operações de cabo da TVA perderam 2,37% de assinantes no terceiro trimestre. Ao todo, a PTS apurou uma base total de 6,178 milhões de assinantes em 30 de setembro. O levantamento não mede as vendas do quarto trimestre, mas sabe-se que esta tendência de expansão do market share DTH deve se manter devido a um menor esforço das operadoras de cabo, que seguraram os investimentos em venda para melhorar os resultados e se prepararem para o começo de 2009 com mais dinheiro em caixa.
TV por assinatura