CNI inclui 5G e silêncio positivo para antenas em propostas para retomada

A velocidade na implementação de redes 5G e a aprovação de projeto de lei (o PL 8.518/2017) que regulamenta o silêncio positivo para infraestrutura de telecom compõem um documento com 44 propostas da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para retomada econômica do País.

A agenda foi entregue pela entidade ao presidente da República nesta terça-feira, 7. Os projetos passam pelas áreas de tributação, reforma do estado, financiamento, infraestrutura, meio ambiente, inovação, educação, comércio exterior e trabalho.

A aceleração do 5G fez parte da lista. Para a CNI, é necessário "envidar esforços para acelerar a implementação das redes 5G públicas e privadas por meio, por exemplo, da aprovação do PL 8518/2017, que agiliza a instalação das infraestruturas de telecomunicações necessárias".

Notícias relacionadas

O projeto (que está pronto para ir a plenário na Câmara) estabelece o chamado silêncio positivo para casos de ausência de resposta para pedidos de licenciamento de antenas. Pelo PL, após o prazo de 60 dias sem decisão da entidade competente, a operadora ficará autorizada a realizar a instalação.

Desvantagens

No documento, a CNI lamentou os impactos na competitividade causados pela ausência do 5G no País.

"A indisponibilidade do 5G impõe desvantagens competitivas às empresas brasileiras frente a seus concorrentes internacionais e poderá até mesmo reduzir a atratividade para investimentos que dependam do 5G para se viabilizarem tecnicamente", alegou a entidade.

Tributário

Boa parte das 44 propostas é de caráter tributário. Para a CNI, além da reforma em si (que precisaria ser focada na tributação sobre o consumo), outros pontos foram considerados necessários:

  • instituir mecanismo de depreciação acelerada;
  • instituir programa de parcelamento de débitos com a União;
  • utilizar os créditos tributários de ações da não inclusão do ICMS na base;
  • de cálculo de PIS/Cofins como garantia financeira;
  • estender a data de pagamento do PIS, Cofins e IPI;
  • estender a data de pagamento das contribuições previdenciárias;
  • adaptar a tributação de renda corporativa às novas regras globais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!