AWS: Cada 1% de governo digital soma 0,5% ao PIB do Brasil

Umberto Mancebo, da AWS

A computação em nuvem tem sido um apoio ao governo em seus processos de transformação digital. E isso faz sentido, porque, segundo apresentou Umberto Araújo, líder de vendas de governo no time AWS setor público, durante o 5×5 TEC Summit – Governo, realizado nesta segunda-feira, 06/12, a cada 1% de governo digital se acrescenta 0,5% no produto interno bruto no país e há um aumento de 0,13 ponto no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

"Enquanto governo, viemos da era analógica, com império do papel; passamos para o processo eletrônico com a automação dos processos internos, e agora é o momento digital, focando no cidadão e em atender às demandas da era digital. A geração nova vem digital e demandando serviço com rapidez", alertou o executivo da AWS.

A transformação digital do governo passa, como apontou Araújo, por políticas públicas baseadas no melhor uso dos dados; pela melhora constante dos serviços ao cidadão; por proporcionar economia para o governo; e pela geração de novos empregos. A AWS tem trabalhado com o governo provendo cursos gratuitos com objetivos como capacitação profissional. "Temos interesse em ser o grande provedor de nuvem, mas entendemos que o processo de transformação digital é mais amplo", apontou Araújo.

Notícias relacionadas

Em sua palestra, ele apresentou casos de uso da nuvem.  Entre outros exemplos, falou sobre a migração e a modernização do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), que controla a entrada e saída do sistema prisional brasileiro.

"Conseguimos levar o sistema para arquitetura gerenciada e distribuída. Com isso, passou a suportar uma média de 35 milhões de requisições por dia com picos de 3,7 milhões por hora e 1.100 por segundo, com um tráfego de dados de saída de 800 GB por dia e picos de 90 GB por hora", afirmou, mostrando o efeito prático do uso da nuvem no segmento governamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!