Oracle: dados abertos desafiam o governo com relação à LGPD

Foto: Pixabay

Os dados abertos representam um desafio para o governo, principalmente, no que tange à privacidade e à conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. O primeiro passo, contudo, é entender que dados abertos são aqueles que podem ser livremente usados, modificados e compartilhados por qualquer e um para qualquer propósito, conforme apontou Daniel Panizzo, engenheiro de soluções para analytics da Oracle, durante sua apresentação no evento 5×5 TEC Summit, nesta segunda-feira 7/12.

Os dados abertos têm de estar disponíveis, além de ser acessíveis, reutilizáveis, distribuíveis e contar com uma participação universal. E eles podem ser de naturezas distintas como cultural, estatístico, clima, científico, financeiro e ambiental. "o governo é um dos grandes produtores de dados no mundo e de dados muito ricos", assinalou Panizzo, ao explicar que a Parceria Governo Aberto é baseada na ideia de que um governo aberto é mais acessível, mais responsivo e mais responsável pelos cidadãos e que melhorar o relacionamento entre as pessoas e seu governo tem benefícios exponenciais de longo prazo para todos.

Panizzo defendeu que dados abertos imprimem mais transparência, valores social e comercial e aporta uma governança participativa. Mas ressaltou a necessidade de privacidade e proteção de dados. Muitos casos de violações e de brechas de segurança ocorrem, segundo ele, por falta de atualização de software, sendo muitas deles já disponíveis para baixar. "Banco de dados é apenas um dos ativos organizacionais no ciclo de vida do tratamento de dados pessoais. A Oracle apresentou em 2018 os bancos de dados autônomos que trazem automação completa e reduz o tempo com administração no dia a dia", completou.

Notícias relacionadas

Assistam a apresentação feita por Daniel Panizzo, da Oracle, no 5×5 TecSummit, que continua até o dia 11 de dezembro. Amanhã, dia 08 é dia de discutir Saúde Digital. No dia 09, será a vez do setor de energia. No dia 10, o debate é sobre tecnologia e finanças. O evento acaba no dia 11 de dezembro, com um debate sobre tecnologia e entretenimento. Inscrevam-se!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!