Publicidade
Início Newsletter Nokia vai liderar programa 6G na Europa com Ericsson, Telecom Italia e...

Nokia vai liderar programa 6G na Europa com Ericsson, Telecom Italia e Telefónica

A Nokia foi escolhida pela Comissão Europeia para liderar o projeto de pesquisa em 6G Hexa-X, anunciou a fornecedora nesta segunda-feira, 7. A iniciativa do órgão executivo da União Europeia prevê a união da indústria do bloco para “assumir a liderança” na sexta geração de redes.

Fornecedores de rede, operadoras, representantes de verticais, provedores de tecnologia e institutos europeus de pesquisa em comunicações devem participar do projeto. Com início previsto para janeiro de 2021 e dois anos e meio de duração, o Hexa-X recebeu financiamento da Comissão Europeia no âmbito do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020.

De acordo com o portal da iniciativa, Ericsson (como “gerente técnica”), Telecom Italia, Telefónica, Intel, Siemens, Orange e Atos estão entre os players que vão colaborar com o Hexa-X.

Notícias relacionadas

Prioridades

Para a Nokia, seis áreas prioritárias de pesquisa devem ser trabalhadas no projeto 6G: confiabilidade, experiência de uso extrema (com latências imperceptíveis, por exemplo), baixa pegada ambiental, cobertura global, inteligência artificial/machine learning e agregação de recursos em uma rede das redes (“network of networks”).

“A Nokia está liderando a pesquisa conjunta 6G e o processo de pré-padronização”, afirmou a empresa, em comunicado onde destacou o papel do laboratório Nokia Bell Labs no processo. “Esperamos que os sistemas 6G sejam lançados comercialmente em 2030, seguindo o ciclo típico de 10 anos entre gerações”, afirmou a companhia.

Por outro lado, a empresa também lembrou que “ainda há muita inovação” prevista para o ambiente 5G, sobretudo após o lançamento de novos padrões para a tecnologia.

De modo geral, a Nokia afirma estar “ativamente envolvida” em demais iniciativas de pesquisa 6G, como o 6Genesis, financiado pela Finlândia. Nos EUA, a Alliance for Telecommunications Industry Solutions (ATIS) também criou uma aliança (a Next G Alliance) mirando a sexta geração de redes; Nokia e Ericsson também fazem parte.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile