A Telebras e a Cooperativa de Energia do Rio Grande do Sul (Coprel) assinaram nesta segunda-feira,7, termo de cooperação técnica com objetivo de construir uma redundância da rede de fibra óptica entre Passo Fundo e Mato Castelhano, na região central do Rio Grande do Sul, beneficiando 71 municípios próximos.
A Coprel é uma cooperativa de pequenos agricultores, engajada em levar energia ao interior, bem como busca integrar os agricultores à inclusão digital no meio rural. O acordo prevê ainda o intercâmbio de conhecimentos técnicos, troca de informações e apoio nas ações para a cessão e compartilhamento de espaços físicos e de infraestrutura, de capacidades e serviços de telecomunicações.
Após visita à Coprel, o presidente da Telebras, Jorge Bittar, esteve reunido com prefeitos da região, organizados no Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja), com objetivo de fazer parcerias e levar banda larga para essas cidades, apoiando o desenvolvimento e a economia locais.