Ericsson expande rede da Telemig com IP

A Ericsson instalou uma solução Mobile Softswitch na Telemig Celular. A operadora não precisou substituir a rede, mas apenas fazer a expansão, onde era necessário, usando a nova tecnologia, baseada no conceito all-IP. A arquitetura é padronizada e aberta (3 GPP), e o controle dos serviços é feito por IMS core (sinalização SIP). A solução, implantada há um mês e meio, possibilita economia com custos de transmissão de até 60%, disse o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Ericsson Brasil, Jesper Rhode.
O executivo explica que no conceito all-IP todos os serviços são baseados em IP e que a migração da rede é tranqüila, bem como a integração de todos os serviços que rodam no mesmo protocolo. É uma tendência de caminhar para IMS, disse Rhode.
O Mobile Softswitch funciona para 3G (WCDMA) e GSM, facilitando o roaming entre as redes. Existe versão também para CDMA, e a fornecedora já está negociando com a Vivo. Na verdade, disse Rhode, a Ericsson negocia com todas as operadoras e, até o final de 2006 ele acredita que haverá de quatro a cinco redes móveis com esta tecnologia. Adiantou que no primeiro trimestre de 2006 deverá firmar contrato também com uma operadora fixa. Atualmente, existem 35 operadoras globais fixas usuárias deste produto e 25 móveis, entre as quais TIM, Telefônica, Vodafone e Telcel (rede GPRS no México, controlada pela América Móvil, mesma acionista da Claro).

Notícias relacionadas
No caso da Telemig, a operadora precisava expandir a rede e optou pela nova tecnologia para o interior de Minas Gerais, pois os media gateways podem atender às comunidades remotas com maior ganho de custo em relação à transmissão. ?O ganho relativo maior é nas áreas extremas, mais distantes das centrais atuais?, explicou Rhode. ?O maior benefício é entre chamadas na mesma cidade. Antes, estas chamadas tinham que ir para a central mais próxima (na verdade, muito distante), para retornar para um usuário que era vizinho de quem estava lhe chamando.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!