Entre 2023 e outubro de 2024, a Oi Soluções registrou aumento de 193% na migração de telefonia fixa para telefonia em nuvem. A informação vem de um estudo interno da empresa que foi apresentado no Painel Telebrasil 2024 nessa quarta-feira, 6, em Brasília.
De acordo com o diretor de produtos da Oi Soluções, Renato Simões, o mercado de telefonia fixa é essencial para empresas e governo. Em setembro de 2024, o Brasil registrou 23 milhões de terminais do serviço – sendo 12 milhões para pessoas físicas e 11 milhões para corporações públicas e privadas.
Segundo a Oi Soluções, os principais desafios do mercado de telefonia fixa com tecnologia antiga de rede comutada envolvem o alto custo; infraestrutura legada; baixa integração com meios digitais; além da estabilidade reduzida.
Migração em massa
Nesse sentido, a estratégia da companhia vem se concentrando na migração massiva para a telefonia em nuvem baseada em IP (Protocolo SIP) – tecnologia que permite que os sistemas de comunicação de voz sejam operados e gerenciados por meio da internet, em vez da infraestrutura física tradicional, como fios de cobre. Não é uma tecnologia nova, mas com a universalização da banda larga se tornou substituto viável.
De acordo com a empresa, a Oi já alcançou uma cobertura de 88% da população brasileira com a solução em nuvem. Atualmente, a tecnologia está disponível em mais de 5 mil municípios. A infraestrutura também conta com 200 mil ramais e 100 mil telefones IP ativos, além de dez fabricantes homologadas.
Braço da Oi para o mercado corporativo, a Oi Soluções lançou em agosto do ano passado o UCX4: plataforma de telefonia IP baseada na nuvem, do qual um número fixo convencional se transforma em uma linha virtual.