O board da Telecom Italia aprovou em reunião desta quinta-feira, 7, em Milão, a oferta de 1,3 bilhão de euros em títulos conversíveis obrigatórios subordinados e de taxa fixa garantida com prazo para novembro de 2016. A oferta, que visa arrecadar fundos para a companhia e flexibilizar sua posição financeira, consiste em títulos de ações ordinárias e de ações de reserva (saving shares bonds), ambas com mesmo prazo, mas com preferência pela emissão dos títulos de ações ordinárias "consistentes com a demanda de mercado". O período de bookbuilding começa com o anúncio e deverá terminar "assim que for possível em qualquer momento até a sexta-feira, 8 de novembro".
No comunicado, a holding italiana afirma que realizará uma assembleia geral extraordinária até fevereiro de 2014 para buscar a aprovação dos acionistas na emissão das ações convertidas e remoção dos valores. Uma vez aprovado, a companhia deverá comunicar aos detentores de títulos quando será a data de conversão. Caso não seja aprovada, a empresa terá dez dias após a assembleia para resgatar os títulos.
Os títulos terão vencimento em novembro de 2016, serão registrados ao valor de 100 mil euros cada. O montante final de cada série de emissão, cupons e valores premium deverão ser anunciados ainda antes da abertura da Borsa Italiana na sexta-feira, 8. Os preços máximo e mínimo de conversão das duas séries serão anunciados de forma separada após o fechamento da bolsa na mesma data.
A oferta é apenas para investidores institucionais, fora dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão. Os acionistas da Telecom Italia terão prioridade no processo.
Resultado financeiro
A empresa divulgou também seu resultado financeiro referente ao terceiro trimestre de 2013. As receitas da Telecom Italia somaram 6,629 bilhões de euros no período, redução de 8,19% em relação ao ano anterior. O EBITDA foi de 2,697 bilhões de euros, queda de 66% na comparação anual.
A companhia conseguiu um lucro de 613 milhões de euros no trimestre, queda de 11,93%. Entretanto, no acumulado dos nove meses do ano, a Telecom Italia ainda registra uma perda de 611 milhões de euros, contra lucro de 2,263 bilhões de euros nos nove primeiros meses de 2012.