Paulo Bernardo se alinha a teles em relação à neutralidade

O Marco Civil da Internet, que está para ser votado, foi comentado nesta quarta, 7, pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que afirmou considerar um "argumento tosco" dizer que o projeto favorece as operadoras do setor de telecomunicações.

Notícias relacionadas
Segundo Bernardo, seria "desejável e justo" que a regulação futura, depois da aprovação da lei, separe os interesses das grandes corporações da Internet dos interesses de usuários individuais. Porque, destacou, o que é preciso saber é "quem vai ganhar o quê" com o modelo de negócios hoje na Internet, porque nem tudo que parece ser de graça é de fato de graça e os grandes sites de busca hoje estão "trilionários".

O ministro acrescentou ainda que é preciso superar esta "ideia romântica" de que a rede deva ser totalmente neutra, porque existem questões muito complexas, por exemplo os direitos autorais, o que mostra a necessidade de uma maior discussão.

Assim, Bernardo destacou ser favorável a que a regulamentação da lei, depois de aprovada, seja feita pela Anatel e pelo Poder Executivo, que representam o Estado brasileiro. "É a Anatel que tem competência para definir as regras", afirma o ministro ressaltando que tudo deve ser feito depois de uma ampla consulta pública. "Aqueles que defendem a total neutralidade de rede dizem que estão defendendo a democracia, mas também estão defendendo os seus negócios", destacou. "Vamos nos engalfinhar democraticamente e tirar uma posição que atenda de maneira equilibrada a todos os setores", afirmou Bernardo, acrescentando que, do ponto de vista do Ministério das Comunicações, o projeto de lei está pronto para ser votado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!