Hispamar planeja Amazonas 3 para lançamento em 2013

A Hispamar já começou a planejar o lançamento de seu terceiro satélite, que será chamado de Amazonas 1R ou Amazonas 3. Ele deve ser lançado em 2013 com o objetivo de substituir o Amazonas 1. A empresa estuda a possibilidade de conseguir outra posição orbital para pôr o Amazonas 1 durante seus últimos anos de vida, que deve se encerrar apenas em 2019. Hoje, o satélite está localizado a 61 graus Oeste, posição orbital brasileira.
Ainda não foi definida qual será a configuração do Amazonas 3, em número de transponders, mas é avaliada a possibilidade de se incluir a banda Ka, que permite a oferta de banda larga satelital com antenas menores que aquelas em banda Ku e transmissão em uma freqüência mais alta.

Amazonas 2

Notícias relacionadas

Enquanto planeja a configuração do Amazonas 3, a empresa já tem tudo pronto para pôr em órbita o Amazonas 2, que será lançado em julho do ano que vem, pela Ariane Space, na Guiana Francesa. Esse novo satélite da Hispamar terá capacidade de 64 transponders equivalentes de 36 MHz, a maioria para banda Ku e alguns em banda C. A cobertura de banda C será pan-americana, enquanto aquela em banda Ku terá dois feixes: um sobre a América do Sul e outro sobre a América do Norte e o Caribe. O Amazonas 2 compartilhará a mesma posição orbital do Amazonas 1: 61 graus Oeste.

Amazonas 1

O primeiro satélite da Hispamar, o Amazonas 1, foi lançado em agosto de 2004. Ele tem 27 transponders equivalentes de 36 MHz em banda C e 36 em banda Ku. Hoje, mais de 90% de sua capacidade está ocupada. Apesar de estar praticamente saturado, o Amazonas 1 continua registrando crescimento em seu faturamento, graças à oferta de serviços de valor agregado. Em 2009, por exemplo, a Hispamar aposta no sucesso do "Amerhis", seu serviço de hub IP embarcado no próprio satélite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!