Publicidade
Início Newsletter Terragraph tem 30 mil unidades enviadas a provedores de serviço, afirma Facebook

Terragraph tem 30 mil unidades enviadas a provedores de serviço, afirma Facebook

Tecnologia desenvolvida pelo Facebook e parceiros para complementar a oferta de Internet fixa sem fio (FWA) a partir de espectro não licenciado, o Terragraph já teria 30 mil unidades enviadas para uso por mais de 100 operadores e integradores ao redor do mundo.

A parcial foi revelada durante evento promovido pelo Facebook Connectivity (a divisão da empresa para promoção da expansão de redes de telecom) na última terça-feira, 4. Na ocasião, implementações comerciais do Terragraph na Austrália e no Alasca (EUA) foram reveladas.

A solução de rádio é voltada para complementação de última milha em centros urbanos e utiliza espectro não licenciado na faixa de 60 GHz (parte das ondas milimétricas, ou mmWave), além de capacidade de pontos de fibra óptica existentes. O pequeno rádio atua como node de distribuição do sinal, podendo ser acoplado em itens do mobiliário urbano, como postes e semáforos.

Notícias relacionadas

Segundo o Facebook, cinco parceiros fabricantes foram responsáveis pelo envio das primeiras 30 mil unidades, que utilizam chipsets da Qualcomm. Em mapa revelado durante apresentação do update, o Brasil foi inclusive apontado como mercado onde a solução estaria sendo testada.

O próximo passo, segundo a empresa, é realizar parcerias com novos fabricantes para acelerar a expansão da tecnologia. A defesa da liberação de mais espectro para uso não licenciado – a exemplo do que a empresa tem feito no Brasil – também foi destacada pelo Facebook como parte da estratégia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile