Terragraph tem 30 mil unidades enviadas a provedores de serviço, afirma Facebook

Tecnologia desenvolvida pelo Facebook e parceiros para complementar a oferta de Internet fixa sem fio (FWA) a partir de espectro não licenciado, o Terragraph já teria 30 mil unidades enviadas para uso por mais de 100 operadores e integradores ao redor do mundo.

A parcial foi revelada durante evento promovido pelo Facebook Connectivity (a divisão da empresa para promoção da expansão de redes de telecom) na última terça-feira, 4. Na ocasião, implementações comerciais do Terragraph na Austrália e no Alasca (EUA) foram reveladas.

A solução de rádio é voltada para complementação de última milha em centros urbanos e utiliza espectro não licenciado na faixa de 60 GHz (parte das ondas milimétricas, ou mmWave), além de capacidade de pontos de fibra óptica existentes. O pequeno rádio atua como node de distribuição do sinal, podendo ser acoplado em itens do mobiliário urbano, como postes e semáforos.

Notícias relacionadas

Segundo o Facebook, cinco parceiros fabricantes foram responsáveis pelo envio das primeiras 30 mil unidades, que utilizam chipsets da Qualcomm. Em mapa revelado durante apresentação do update, o Brasil foi inclusive apontado como mercado onde a solução estaria sendo testada.

O próximo passo, segundo a empresa, é realizar parcerias com novos fabricantes para acelerar a expansão da tecnologia. A defesa da liberação de mais espectro para uso não licenciado – a exemplo do que a empresa tem feito no Brasil – também foi destacada pelo Facebook como parte da estratégia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!