Facebook Connectivity apresenta robô para automatizar lançamento de fibra

Divisão do Facebook que promove modelos alternativos para expansão de redes de telecom, o Facebook Connectivity apresentou uma série de novidades sobre soluções desenvolvidas internamente para "conectar o próximo bilhão" de habitantes.

Entre as novidades, anunciadas em coletiva de imprensa na última terça-feira, 4, esteve o robô Bombyx, focado no lançamento de fibra óptica acoplada às linhas de energia elétrica em postes. A intenção é que o equipamento diminua o tempo e os custos de implementação das redes.

Notícias relacionadas

Para tal, o Bombyx se inspira na técnica de envolver cabos de energia com fibra de forma helicoidal (ou na forma de uma hélice). O robô pode avançar entre torres e virar de ponta cabeça, superando obstáculos enquanto envolve as linhas elétricos com os cabos para serviços de telecom.

No momento, o Facebook trabalha para tornar o sistema semi autônomo do Bombyx em um totalmente autônomo, que dispense maior supervisão humana. A expectativa é que a tecnologia lance mais de um quilômetro de redes em 90 minutos, sem a necessidade de interromper o fornecimento de energia na região.

A gigante da Internet indicou interesse de empresas de utilities dos EUA na ferramenta. Encerrada a fase de prototipagem, o Bombyx deve começar a protagonizar projetos piloto que comprovem sua eficácia em termo de tempo para roll-out e custos.

Um aspecto classificado pelo próprio Facebook como desafio é o peso dos cabos de fibra. Para o projeto, foi necessário o desenvolvimento (ao lado de parceiros) de um cabo com 24 fibras (ao invés de 96), cuja capacidade seria compartilhável entre milhares de residências. A fibra também precisou ser mais flexível e resistente a altas temperaturas que os produtos tradicionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!